O Guerra do Rio, guerra do Extra ... guerra de quem?

Autores

Resumo

Este artigo se propõe a analisar a estratégia do jornal Extra, do Rio de Janeiro, ao criar a editoria “Guerra do Rio” para classificar as notícias relacionadas à violência urbana na capital fluminense. Utilizamos como aporte teórico o conceito de (dis)função narcotizante da mídia apontada por Merton e Lazarsfeld (2000), um quadro característico dos jornais populares em que política, economia e variedades se misturam num pacote de entretenimento e informação e, ainda, num cenário de banalização da violência, apontado por autores como Chauí (1999) e de transformações da política na era de comunicação de massa, indicado por Gomes (2004). Utilizamos, como metodologia, análise de discurso da reportagem principal publicada na data da criação da editoria, bem como de cinco capas do jornal com o termo “guerra”, quatro antes e uma depois do surgimento da editoria.

Biografia do Autor

VALQUIRIA APARECIDA PASSOS KNEIPP, UFRN

É graduada em Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1990), tem mestrado (2002) e doutorado (2008) em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Foi editora-assistente da Revista PJ:BR Jornalismo Brasileiro (de 2005 até 2011), atualmente é Professora Associada 2 de graduação e pós-graduação da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (desde 2009). Foi diretora científica de Rede Alcar (2007-2011) e coordenadora do GT de Mídias Visual e Audiovisual (2008-2011). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo, atuando como assessora de imprensa e telejornalista (nas funções de editora de texto, editora-chefe, produtora, coordenadora de produção e apresentadora de programa de entrevista). Atuou em campanhas eleitorais e ministra cursos de mídia training. Foi vice-coordenadora do PPgEM da UFRN (2013-2015) e (2015-2017). Foi coordenadora do Programa de Pós Graduação em Estudos da Mídia da UFRN (2017-2019). Foi vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa Imagem, Mercado e Tecnologia do CNPq. Atualmente é líder da Linha Estudos da Mídia e Práticas Sociais do Grupo de Estudos da Nova Ecologia dos Meios e Diretora de Comunicação da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (2019-2023).

Renato Ferreira de Moraes, UFRN

Jornalista, graduado em Comunicação Social pela UFRN, especialista em Gestão da Comunicação Institucional pela Universidade Castelo Branco/ Instituto de Educação do Exército, mestre em Estudos da Mídia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. rmoraes132@gmail.com

Downloads

Publicado

2020-07-04

Como Citar

APARECIDA PASSOS KNEIPP, V., & Ferreira de Moraes, R. . (2020). O Guerra do Rio, guerra do Extra . guerra de quem?. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 11(1), 144–167. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/passagens/article/view/42614

Edição

Seção

Artigos