O conceito de fundamentalismo no mundo contemporâneo à luz dos estudos de religião

Autores

  • Luitgarde Oliveira Cavalcanti Barros UERJ

Resumo

Os estudos de fenômenos religiosos, em Antropologia, Sociologia, Ciência Política e História revelam a presença de termos classificatórios para se designar, descritivamente, sem maior profundidade de pesquisa, o objeto de estudos. A partir de termos como fanático e jagunço, tomando em consideração a cultura do Mundo Andaluz e do catolicismo popular do Nordeste, pretendo neste trabalho discutir o termo Fundamentalismo, no contexto sócio – político – econômico do mundo contemporâneo.

Biografia do Autor

Luitgarde Oliveira Cavalcanti Barros, UERJ

Antropóloga e Professora da UERJ. Conforme apresentação do Professor Selmo Nascimento da Silva, no artigo As contribuições de Luitgarde Oliveira Cavalcanti Barros para os estudos do universo social e cultural do sertão nordestino: “A antropóloga alagoana Luitgarde Oliveira Cavalcanti Barros, nascida em 22 de dezembro de 1941, faz parte da geração de estudantes universitários formados em plena Ditadura Civil-Militar. Num contexto político e social de efervescência, os estudos acadêmicos eram vistos por muitos alunos como parte da militância política. Sem fugir à “regra”, Luitgarde O. C. Barros se dedicou aos estudos do universo social e cultural do sertão nordestino, remontando suas origens e buscando entender os movimentos insurgentes dos sertanejos.”

 

Downloads

Publicado

2019-12-15

Como Citar

Oliveira Cavalcanti Barros, L. (2019). O conceito de fundamentalismo no mundo contemporâneo à luz dos estudos de religião. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 10(2), 03–10. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/passagens/article/view/43068

Edição

Seção

Artigos