A fotografia amadora no México: por uma história plural da fotografia

Autores

  • Priscila Miraz de Freitas Grecco UFRB

Resumo

O presente artigo busca apresentar a produção de fotógrafos amadores na Cidade do México na primeira metade do século XX, tendo como direcionamento pensar a história da fotografia para além de “la mirada opulenta”, como nos aponta o pesquisador mexicano José Antonio Rodríguez, referindo-se a uma história da fotografia que se detém nos grandes nomes e nos grandes movimentos com base em um modelo europeu de estruturação dessa história, que vê em algumas produções latino-americanas como obras menores e/ou de procedência exótica. Passando pelos fotógrafos anônimos que circulavam pelas ruas da cidade na década de 1920, pelos pictorialistas amadores das primeiras agremiações, pelos que trabalhavam em estúdios, a formação do Club Fotográfico de México e a criação de arquivos para esse material, temos a intensão de ressaltar as possibilidades de pesquisa da fotografia latino-americana partindo de fotógrafos locais, da possibilidade de uma micro-história da fotografia que abra espaço para a criação visual fotográfica sempre plural, para as variadas formas das histórias da fotografia.

Biografia do Autor

Priscila Miraz de Freitas Grecco , UFRB

Professora de História da Arte da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, no Centro de Artes, Humanidades e Letras - CAHL. Possui doutorado em História pela Universidade Estadual Paulista/ Assis (2016), com ênfase em história da fotografia em estudo comparado de fotoclubes no Brasil e no México, com período de estudos no México, na Universidad Autónoma Metropolitana - UAM - Azcapotzalco. Mestrado em História pela Universidade Estadual Paulista/ Assis (2010), com ênfase nas relações entre história e literatura em suavertente ensaio. A dissertação foi publicada em livro no ano de 2012 com o título De uma máscara a outra: a questão da identidade em El laberinto de la soledad, de Octavio Paz. Graduação em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000).

Downloads

Publicado

2019-12-15

Como Citar

Grecco , P. M. de F. (2019). A fotografia amadora no México: por uma história plural da fotografia. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 10(2), 118–139. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/passagens/article/view/43071

Edição

Seção

Artigos