Mestre Ananias

Autores

  • Michela Brígida Fapcom

Resumo

Vinte de novembro de 2019, feriado estadual em São Paulo. Revisito meus arquivos e apresento, nesta seleção de imagens, parte do meu aprendizado na capoeira e no samba de roda, prestando uma singela homenagem ao Mestre Ananias (São Félix, Bahia, 4 de outubro de 1924 - Bela Vista, São Paulo, 21 de julho de 2016) e a seus alunos. Mostrar o samba de roda e a capoeira, artes genuinamente brasileiras, por meio da expressão de um de seus protagonistas, é preservar a memória dos capoeiristas que já se foram, dos muitos outros migrantes nordestinos radicados em São Paulo que, como ele, chegaram na cidade na década de 1950 e consolidaram a Roda de Capoeira da Praça da República, tradicional ponto de encontro de Capoeiras até hoje.

Biografia do Autor

Michela Brígida, Fapcom

Profissional na área da fotografia e também docente em ensino superior e técnico. Educadora com formação em magistério, bacharelado em Jornalismo, tem especialização em Fotografia e licenciatura em Pedagogia. Atualmente trabalha com jornalismo na Folha de Alphaville e integra o corpo docente da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação - Fapcom e da ETEC de Carapicuíba, na região metropolitana de São Paulo. Fotografa e escreve haicais.

Downloads

Publicado

2019-12-16

Como Citar

Brígida, M. (2019). Mestre Ananias. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 10(2), 188–201. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/passagens/article/view/43074

Edição

Seção

Ensaios Fotográficos