O PAI SONHADO E A POESIA

Autores

  • Alessandra Vannucci Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Palavras-chave:

Pasolini, poesia, pai, morte

Resumo

Este artigo pretende pensar a figura do pai e de sua morte na poesia de Pier Paolo Pasolini. A afasia poética de Pasolini, atribuída ao "trauma intelectual", dá lugar a uma luta no meio da solidão que prefigura a militância "corsária" quando confrontada com questões atuais em que muitas vezes está diretamente envolvida. Pasolini com suas opiniões, manifestos, declarações, com seus filmes inevitavelmente censurados, mantém em permanente dissonância com todos: esquerda e direita, fascistas, católicos, intelectuais etc.

Biografia do Autor

Alessandra Vannucci, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora no Curso de Direção Teatral da ECO/UFRJ, onde atua também na Pós-Graduação em Artes da Cena, como Coordenadora de Linha de Pesquisa e docente. Foi professora e Coordenadora no Curso de Artes Cênicas do Departamento de Letras da PUC-Rio, onde também coordenou (2011-2014) o Grupo de Pesquisa em Estética e Política, com apoio da FAPERJ. Foi Professora Adjunta no Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto (2009 a 2012). Possui graduação em Lettere e Filosofia (DAMS-Bologna, 1993), mestrado em Teatro (UNI-RIO, 2000), doutorado em Letras (PUC-Rio, 2004) com período sanduíche em Roma (La Sapienza, 2003). Pesquisa os temas: artistas viajantes na América Latina, emigração italiana no Brasil, dramaturgia renascentista, direção e interpretação teatral, teoria da tradução. Publicou, entre outros, Critica da razão teatral (2004), Uma amizade revelada (2005), Un baritono ai tropici (2007) e A missão italiana. Atualmente pesquisa métodos de ativismo teatral (Teatro do Oprimido e Living Theatre). 

Referências

ANGELINI, Franca. Pasolini e lo spettacolo. Roma: Bulzoni, 2000

PASOLINI, Pier Paolo, Empirismo eretico. Milano : Garzanti, 1972.

________. , As últimas palavras do herege: entrevistas com Jean Duflot. São Paulo:

Brasiliense, 1983.

________. , Lettere: 1940-­1954. Torino: Einaudi, 1986.

________. , Pasolini su Pasolini: interviste con John Halliday. Parma: Guanda, 1992.

________. , “E l’Africa?” in : Bestemmia. Milano: Garzanti, 1998.

________. , Pasolini per il cinema. Milano: Mondadori, 2001.

________. , Petrolio. Milano: Mondadori, 2005.

Downloads

Publicado

2016-12-16

Como Citar

Vannucci, A. (2016). O PAI SONHADO E A POESIA. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 7(2), 15–26. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/passagens/article/view/6264

Edição

Seção

Artigos