Imigração haitiana em uma cidade de colonização germânica (Joinville/SC - Brasil):

outra visão historiográfica como suporte para a resistência

Autores

  • Sirlei de Souza Universidade da Região de Joinville
  • Jonathan Prateat Universidade da Região de Joinville
  • Kawanna Alano Soares Universidade da Região de Joinville (Univille)

Resumo

Este artigo é um recorte de uma pesquisa maior, realizada pela equipe sob o Programa Institucional de Pesquisa *. O texto faz um levantamento bibliográfico sobre a formação histórica da cidade de Joinville quanto à presença do negro, e para além da identidade germânica. A partir da revisão de autores comprometidos com uma nova historiografia da cidade, é feito um levantamento de dados sobre a imigração haitiana desde à segunda década dos anos dois mil, bem como o contexto que motiva esse deslocamento. Depois, um novo aporte teórico é realizado para a compreensão da importância da língua na identidade, e conclui apresentando resultados de entrevistas realizadas com imigrantes haitianos que estudam *. O resultado é um conjunto de observações sobre como a presença haitiana é incômoda para alguns grupos da cidade, bem como sobre o idioma sendo uma forma de resistência de suas identidades.

Biografia do Autor

Sirlei de Souza, Universidade da Região de Joinville

Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e licenciada em História pela Universidade da Região de Joinville (Univille). Atualmente é professora Adjunta da Univille e coordenadora do Curso de Direito da Univille na Unidade de São Francisco do Sul. Exerceu a função de Pró Reitora de Ensino da Univille entre 2013 - 2019. Tem experiência na área de Ciência Política, atuando principalmente nos seguintes temas: Comunicação, Estado e democracia, movimentos sociais, direitos humanos, imigração, populações quilombolas e mídia e poder. Participa dos grupos de pesquisa Cidade Cultura e Diferença, Clínica de Direitos Humanos e Núcleo de Estudos afrobrasileiro (registrados no diretório de grupos de pesquisa do CNPq).

Jonathan Prateat, Universidade da Região de Joinville

Graduado em Design pela Universidade da Região de Joinville (2007), em Produção Multimídia pela Universidade Anhanguera (2005). Mestre em Design e Expressão Gráfica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013) com pesquisa sobre design da informação em redes sociais. Doutorando em Tecnologia e Sociedade pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná pesquisando design, educação e comunidades em situação de vulnerabilidade. Atualmente professor adjunto da Universidade da Região de Joinville, atuando nos cursos de Design e Publicidade e Propaganda, e também nas especializações em Design. Educador, extensionista e pesquisador com o trabalho direcionado para articulações entre design e direitos humanos, design como processo para questões sociais, design e comunicação, design e branding. Pesquisador do Programa Institucional de Pesquisa da Univille com o projeto COMUNICAÇÃO E IMIGRAÇÃO: Direitos Humanos fortalecidos pelas redes sociais. Criador e membro do Projeto Integrado Caminho Curto: Vivências de Ensino, Pesquisa e Extensão na Promoção da Cidadania, que atua junto à Comunidade Remanescente Quilombola Beco do Caminho Curto, localizada em Joinville-SC. Profissional autônomo em design gráfico com atuação em design de identidades visuais, design editorial, design promocional e design de interfaces.

Kawanna Alano Soares, Universidade da Região de Joinville (Univille)

Atualmente (abril/2020) é bolsista no Projeto Institucional de Pesquisa em Comunicação da Universidade da Região de Joinville, denominado "Comunicação Inclusiva: O olhar do imigrante haitiano na construção de conteúdo em redes sociais", coordenado pela Professora Dra. Sirlei de Souza. Foi bolsista do Projeto de Pesquisa em Direitos Humanos (2018-2020), tendo como professoras coordenadoras a Dra. Fernanda Brandão Lapa (2018) e a Dra. Sirlei de Souza (2019-2020). Tem experiência na área de Ciências Jurídicas, com ênfase em Direitos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação em direitos humanos, ensino superior, direitos humanos e imigrantes. Fascinada pelas áreas de Direito Constitucional, Econômico e Internacional Privado.

Downloads

Publicado

2022-10-14

Como Citar

Souza, S. de ., Prateat, J., & Soares, K. A. (2022). Imigração haitiana em uma cidade de colonização germânica (Joinville/SC - Brasil):: outra visão historiográfica como suporte para a resistência. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 13, 1–27. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/passagens/article/view/70755