Em torno da pichação e sua semiose, uma reflexão

Autores

  • Ursula Diesel UnB
  • Pedro Russi UDELAR - Universidad de la República - CENUR - LN - Uruguay

Resumo

A pichação constitui um operador de sentidos no fluxo urbano. Compreender sua semiose a partir da Semiótica Peirceana é o propósito deste estudo1. Para tanto, recuperamos o olhar peirceano, valorizando a relação do tipo «com» que constitui a semiose nucleada em sua tríade sígnica, a escala perceptiva a partir da primeiridade, secundidade e terceiridade, as tricotomias, a consciência do faneron, a possibilidade do musement e do raciocínio abdutivo a partir da potência que parece compor a pichação. A partir desse subsídio teórico, nos propusemos um exercício interpretativo de aproximação das intervenções urbanas. Como percurso metodológico, adotamos algo similar ao deambular por ruas de diversas cidades, onde também fotografamos as pichações com que interagíamos e, então, nos permitimos despertar em dinâmica abdutiva e pensar sobre essas potências de ressignificação do cotidiano. A tensão constituidora da semiose pichação apresenta-se como acionadora de possibilidades e do acordar para a alteridade e o pertencimento como operadores de sentido cruciais na vivência do urbano.

Palavras-chave: Pichação. Semiose. Tríade Peirceana. Faneron. Abdução.

1Este estudo integra a pesquisa em fase de conclusão para a tese, na área de comunicação, sobre a pichação como semiose iconoclasta.

Biografia do Autor

Ursula Diesel, UnB

Doutoranda em Comunicação Social pela UnB - Universidade de Brasília, na Linha de Teorias e Tecnologias da Comunicação (Orientador: Pedro Russi); Mestre em Comunicação Social, com ênfase em Semiótica, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1998), e graduada em Letras - Português/ Alemão pela mesma universidade (1993). Tem realizado pesquisas sobre a temática das pichações como semiose de resistência e orienta projetos de iniciação científica sobre isso desde 2011. Foi professora no Centro Universitário de Brasília - UniCeub por 20 anos, onde sua experiência docente concentrou-se na área de Comunicação Social, com ênfase em "Semiótica e Teorias da Linguagem", "Análise de Linguagens Contemporâneas", "Introdução à Linguagem Publicitária" e "Métodos e Técnicas de Pesquisa", atuando principalmente nos seguintes temas: semióticas visual e verbal, levantamento e análise de intervenções urbanas visuais, publicidade educativa, mito, análise do discurso de linha francesa, pós-modernidade, gênero. Agora, concluindo a tese sobre a pichação como semiose iconoclasta. Residindo em Aveiro, Portugal.

Pedro Russi, UDELAR - Universidad de la República - CENUR - LN - Uruguay

Pós-Doutorado (CAPES) [2012-2013] Universidad de Navarra/Esp. (Grupo de Estudos Peirceanos/GEP); Doutor (CAPES) [2005] e Mestre [2001] em Ciências da Comunicação - Universidade do Vale do Rio dos Sinos-UNISINOS. Bolsista Departamento de Comunicação Social-Conselho Episcopal Latino-americano em Comunicação (DECOS/CELAM) UNISINOS/RS [1997]. Graduação: Licenciado em Ciências da Educação - Universidad Católica del Uruguay Dámaso António Larrañaga (1998) [Montevidéu-Uruguai]. Atualmente: Professor e Pesquisador na Universidad de la República (UDELAR-Uruguay); Professor Agregado no CENUR-LN/UDELAR Sede Paysandú; Pesquisador Associado Nivel 1 – Sistema Nacional de Investigadores (SNI) / Agencia Nacional de Investigación e Innovación (ANII) Uruguay; Professor Colaborador no PPG-Comunicação, FAC (Faculdade de Comunicação) na Universidade de Brasília (UnB) Linha de Pesquisa “Imagem, estética e cultura contemporânea”. Orientações e pesquisa de PIBIC e PIBIC-AF / CNPq. Coordenador do Grupo METICs (Modos Epistemológicos, Teorías Interdependientes y Complejidad Social) no CUP-CENUR-LN. Coordenador do NESECOM (Núcleo de Estudos de Semiótica em Comunicação) DGP/CNPq. Atualmente integra a Diretoria da Associação Internacional de Semiótica e Comunicação (CISECO). Áreas de atuação: Metodologia, Epistemologia, Semiótica, Teorias da Comunicação, América Latina. Pesquisas finalizadas: "Metodologia da Comunicação: O problema de ensino de metodologia de pesquisa em comunicação" [2009] (CNPq); "Matrizes conceituais para o pensamento científico na pesquisa em Comunicação" [2010] (UnB/PPG); "Saber metodológico nas dissertações e teses (2010-2011) no PPG-COM" [2012] (UnB/DPP). Livros Publicados: "Meios de comunicação na migração. Uruguaios no Sul do Brasil" (2010). "Líderes de Opinião no ambiente mediático: uma abordagem teórica no campo da Comunicação" (2010) (Co-Autor); "100 anos McLuhan" (2013-Org.); "Processos Semióticos em Comunicação" (2013-Org); "Grafitis. Trazos de imaginación y espacios de encuentros" (2015); "Eugenio d'Ors e Charles S. Peirce: jogo e pragmatismo em ação" (2016-Org). Contatos: pedrorussiunb@gmail.com pedrorussi@gmail.com

Downloads

Publicado

2021-07-31

Como Citar

Diesel, U. B., & Russi, P. (2021). Em torno da pichação e sua semiose, uma reflexão. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 12(1), 160–187. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/passagens/article/view/70940

Edição

Seção

Dossiê Semiótica e Culturas da Comunicação