Do pulsar ao corpo-esquizofônico

Schizomachine, um exercício de escutas possíveis

Autores

  • Lucília Borges Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

Resumo

Schizomachine é uma obra-pesquisa em processo, resultado de um longo processo de investigação sobre música, design e suas vizinhanças, nas quais a escuta, o corpo e o imperceptível silêncio aparecem como conceitos disparadores de ideias. É uma proposta tanto conceitual quanto experimental de um sistema vestível em desenvolvimento, que tem o intuito de tornar visíveis alguns processos sensíveis de comunicação do corpo humano quando em contato com a arte, através de métodos de mapeamento e monitoramente de parâmetros fisiológicos do espectador e tradução/transdução desses dados em luz durante a experiência estética. Para contar um pouco da história dessa pesquisa, neste artigo, abordaremos alguns conceitos norteadores, tanto no aspecto conceitual quanto da produção da interface, começando pela escuta, a partir de Pierre Schaeffer. Além da escuta, o corpo, conceito que aparece nos estudos de Schaeffer aliado ao sonoro, será revisto sob o olhar de Deleuze e Guattari, inspirados por Espinosa, para, ao final, trazermos uma proposta de um corpo-esquizofônico, através de um olhar “microscópico” sobre o conceito de esquizofonia, em Murray Schafer.

Biografia do Autor

Lucília Borges, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

Professora Adjunto da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP. Graduada em Design Gráfico (UNESP/Bauru-1998), com mestrado e doutorado em Comunicação e Semiótica (PUC/SP), desenvolve desde 1998 pesquisa sobre a “relação entre a música e o design”, com foco em tradução intersemiótica, escuta e comunicação sensível. Pesquisa que iniciou com o projeto de conclusão de curso O Pulsar do Design (1998) e continuou no mestrado (Soundesign, 2003) e doutorado (Design Desejante: a dobra como espaço e(ntr)e, 2008).

Downloads

Publicado

2021-07-29

Como Citar

Borges, M. L. (2021). Do pulsar ao corpo-esquizofônico: Schizomachine, um exercício de escutas possíveis. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 12(1), 115–136. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/passagens/article/view/70961

Edição

Seção

Dossiê Semiótica e Culturas da Comunicação