O protagonismo da raiva em apresentadores de TV

um estudo comparativo a partir do programa Correio Verdade

  • Janaíne Aires Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

Neste artigo investigamos como apresentadores de televisão manifestam a raiva. Adotamos como objetos de estudo três edições do programa “Correio Verdade” da TV Correio, filiada à RecordTV na Paraíba, cuja característica em comum foi o tratamento de crimes hediondos e a manifestação de conduta raivosa do apresentador e/ou repórter.  A partir desta análise, identificamos o observar o papel que esta emoção desempenha nestes programas e seus desdobramentos políticos e midiáticos.

Biografia do Autor

Janaíne Aires, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Janaine Aires é professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte . Possui doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2017), mestrado em Comunicação e Cultura pela mesma instituição (2014) e graduação em Comunicação Social/Habilitação Jornalismo (2010) pela Universidade Federal da Paraíba. É líder do EPA! - Grupo de Pesquisa em Economia Politica do Audiovisual. Integra o Grupo de Pesquisa Políticas e Economia da Informação e da Comunicação, colaboradora do Grupo de Pesquisas Geografias da Comunicação Regional, do Pragma/UFRN e voluntária do Projeto Cinestésico - Cinema e Educação/UFPB.

Publicado
2022-02-16
Como Citar
Aires, J. S. F. (2022). O protagonismo da raiva em apresentadores de TV. Passagens, 12(2), 52-74. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/passagens/article/view/71044
Seção
Dossiê Semiótica e Culturas da Comunicação