Ministro da defesa e propaganda do experimental brasileiro

hibridismo na crítica cinematográfica de Jairo Ferreira

Autores

  • Samir Gid Rolim de Moura Moreira Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Irídio Magaldi Johansen de Moura Professor Assistente na Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Resumo

Jairo Ferreira (1945-2003), crítico de cinema e cineasta, promoveu o cinema experimental brasileiro. Sua crítica é um fator imprescindível para a ressignificação dos autores dessa corrente cinematográfica. Perante estas afirmações, a questão é: como? Seus escritos na Folha de S. Paulo e, principalmente, sua crítica de invenção no São Paulo Shimbun são analisadas neste artigo sob os conceitos da publicidade. Através do processo de hibridização e do conceito de branded content, mede-se e propõe-se uma nova visão acerca das contribuições da crítica cinematográfica para obras e artistas resenhados por elas. Entrevistas com críticos aliadas à pesquisa bibliográfica de estudos recentes, demonstram que o caso diz respeito à frequência de ideias como valor agregado, entretenimento e compartilhamento em segmentos da crítica.

Biografia do Autor

Samir Gid Rolim de Moura Moreira, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Mestrando em Comunicação na linha de pesquisa Comunicação e Formações Sociocultuais na Universidade Federal do Paraná (UFPR) com bolsa da CAPES e formado em Comunicação Social, com habilitação para Publicidade e Propaganda na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). É redator publicitário, realizador audiovisual e Ex-Diretor de Cultura do Diretório Central dos Estudantes (2019-2020); ex-Vice-diretor de Cultura do Centro Acadêmico de Comunicação Social (2018-2019). Pesquisa Cinema e Comunicação e Cinema Brasileiro. Atualmente se dedica ao tema de Cinemas Indígenas, a fim de investigar a linguagem e a imagem em movimento como ferramenta decolonial.

Irídio Magaldi Johansen de Moura, Professor Assistente na Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Mestre em Administração (PUCPR - 2015) na área de concentração em Administração Estratégica, com linha de pesquisa em Marketing - Comportamento do Consumidor. Com defesa de dissertação na temática do Sound Branding, apresentando uma pesquisa experimental intitulada "A Influência da Congruência entre Identidade Visual e Estilo Musical da Marca, sobre a Atitude ao Anúncio e a Intenção de Compra". Possui graduação em Comunicação Social - Hab.:Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR (2001) e especializações em Leitura de Múltiplas Linguagens (2003) e Comunicação Audiovisual (2004), ambas também na PUCPR. Produtor Musical pela AIMEC (2008). Com experiência em rádio, sonorização de eventos, gravações musicais, dublagem, produção sonora para publicidade, teatro e desenho de som em produções audiovisuais. Diretor de Comunicação e Marketing da Crie!!! Estratégias, da qual também foi sócio entre 2002 e 2015. Professor Assistente da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR, nas disciplinas de Produção Sonora, Sonoplastia e Design de Som. Co-idealizador e Coordenador da Pós em Tecnologias Sonoro-Musicais da PUCPR, de 2015 a 2017.

Downloads

Publicado

2022-10-20

Como Citar

Moreira, S. G. R. de M., & Moura, I. M. J. de. (2022). Ministro da defesa e propaganda do experimental brasileiro: hibridismo na crítica cinematográfica de Jairo Ferreira. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 13, 1–22. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/passagens/article/view/71639