Ao mestre, com carinho

memórias de uma práxis pedagógica plural

Autores

  • Naiana Rodrigues da Silva Universidade Federal do Ceará
  • Laecio Ricardo de Aquino Rodrigues Universidade Federal de Pernambuco
  • Joubert de Albuquerque Arrais Universidade Federal do Cariri

DOI:

https://doi.org/10.36517/psg.v13i0.72166

Resumo

Neste ensaio-apologia, construímos uma narrativa sobre a práxis pedagógica do professor Gilmar de Carvalho, durante seu trabalho no Curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará. Recorremos às nossas memórias da vida estudantil para refletir sobre os métodos de trabalho plurais de um professor que nos afetou e foi diretamente responsável pela construção de nossas carreiras docentes e daquelas de diversos outros profissionais da comunicação, do jornalismo e da educação. Para tanto, imergimos em uma escrita com marcas biográficas que se entrelaça com nosso olhar analítico de professores e pesquisadores, em um movimento dialético que se equilibra nas relações eu-outro; passado - presente para assim traçarmos um desenho impreciso, porém afetivo, do educador Gilmar.

Biografia do Autor

Naiana Rodrigues da Silva, Universidade Federal do Ceará

Doutora na linha de pesquisa Epistemologia, Teoria e Metodologia da Comunicação do Programa de Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes (ECA), na Universidade de São Paulo (2022), onde investigou ?As relações de comunicação e de trabalho de jovens jornalistas cearenses: um estudo sobre as dramáticas do uso de si, a deontologia e o ethos profissionais?. Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará (2011), onde investigou a convergência midiática na redação do jornal cearense Diário do Nordeste. Especialista em Teorias da Comunicação e da Imagem pela Universidade Federal do Ceará (2007) e graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (2003), quando estudou as estratégias narrativas televisivas com os reality shows. É professora adjunta do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará com dedicação exclusiva (2014), atuando na área de Jornalismo Multimídia e Convergência Midiática. Atualmente é pesquisadora no Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho (CPCT-ECA-USP) e no grupo Práxis no Jornalismo (Praxisjor - UFC). Tem experiência no ensino de Jornalismo com ênfase em Jornalismo Multimídia, Teorias do Jornalismo, Técnicas de redação jornalística, Teorias da Comunicação, Webjornalismo, Cibercultura e Jornalismo de Moda. Possui interesses de pesquisa em comunicação, trabalho, ergologia e discurso.

Laecio Ricardo de Aquino Rodrigues, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (1998) e mestrado em Sociologia pela mesma instituição (2005). É doutor em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e professor do Bacharelado em Cinema da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em estudos da imagem (história e teoria do cinema; estética e teoria do documentário).

Joubert de Albuquerque Arrais, Universidade Federal do Cariri

Professor Adjunto do Instituto Interdisciplinar de Sociedade, Cultura e Arte (IISCA), atuando no Bacharelado em Jornalismo e na licenciatura em Música, ambos da Universidade Federal do Cariri/UFCA (Campus Juazeiro do Norte). Doutor em Comunicação e Semiótica - PUC/SP. Mestre em Dança - PPGDanca/UFBA. Bacharel em Comunicação Social/Jornalismo/ UFC). Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDanca/UFBA). Atua no ensino e na pesquisa com as áreas da Comunicação e da Dança/Arte, alicerçado no setor Estudos Comunicacionais em Cultura e Arte (UFCA) e na linha de pesquisa Processos e Configurações Artísticas em Dança (PPGDança/UFBA), trabalhando com as seguintes temáticas: pesquisa acadêmica; pesquisa artística; comunicação e arte, critica de dança, jornalismo expandido, comunicação audiovisual, processos de criação artística, teorias da comunicação e das interseccionalidades, artes/danças contemporâneas, editoração de revista acadêmicas em artes.

Downloads

Publicado

2022-12-28

Como Citar

Silva, N. R. da, Rodrigues, L. R. de A., & Arrais, J. de A. (2022). Ao mestre, com carinho: memórias de uma práxis pedagógica plural. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 13, 1–22. https://doi.org/10.36517/psg.v13i0.72166

Edição

Seção

In Memoriam