Websérie documental

um conceito em discussão

Autores

  • José Jullian Gomes de Souza Universidade Federal do Ceará

Resumo

A pesquisa objetiva revisitar o conceito de websérie documental a partir da sua definição e características, que a definem como uma nova forma de se pensar a produção jornalística audiovisual nativa em ambientes digitais. Deste modo, tem-se como ponto de partida a problemática: quais são as características que contemplam a definição de websérie documental? Como objetivo geral, a pesquisa visa apresentar características do objeto de estudo e uma proposta de definição. Já os objetos específicos, são: a) identificar lacunas acerca da explicitação do conceito de websérie documental e b) situar a sua produção como um proposta de modelo de negócio de produto jornalístico audiovisual em consonância com a convergência midiática. A metodologia perpassa uma abordagem qualitativa, uso da pesquisa exploratória e descritiva sobre as webséries, visando um aprofundamento sobre o conceito e características do objeto de estudo. Identifica-se que o conceito de websérie documental mantém diálogo não somente com a produção jornalística audiovisual convergente e nativa da internet, mas, sobretudo, possibilita visualizar as transformações no fazer jornalístico através de suas características. O que propõe uma (re)modelação do jornalismo audiovisual no ambiente digital. Apesar de apresentar uma proposta de definição, o conceito de websérie ainda é visualizado pro diferentes e diversas características pelos pesquisadores.

Biografia do Autor

José Jullian Gomes de Souza, Universidade Federal do Ceará

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação na Universidade Federal do Ceará (PPGCOM/UFC), na linha de pesquisa Mídias e Práticas Socioculturais. Atualmente, pesquisa sobre o processo de expansão e interiorização do telejornalismo no Ceará. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia na Universidade Federal do Cariri (UFCA) em 2020, na linha de pesquisa Produção, Comunicação e Uso da Informação, com o objetivo de investigar as novas formas de representação temática da informação e preservação da memória audiovisual no contexto jornalístico em ambientes digitais. Especialista em Língua Portuguesa e Literatura pela Faculdade de Juazeiro do Norte (Unijuazeiro) em 2019 e jornalista pela Universidade Federal do Ceará (Campus Cariri) em 2016. Integrante dos grupos pesquisas: Centro de Estudos e Pesquisas em Jornalismo (UFCA), Laboratório de Pesquisas Avançadas em Jornalismo, pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e Centro de Pesquisas e Produção em Comunicação e Emergência (UFF). Possui interesses em pesquisa sobre: Webséries; Arquivos Audiovisuais; Televisão e Telejornalismo.

Downloads

Publicado

2022-10-07

Como Citar

Souza, J. J. G. de. (2022). Websérie documental: um conceito em discussão. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 13, 1–22. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/passagens/article/view/78317