Dossiê Semióticas e Culturas da Comunicação II

in memoriam

  • Fábio Pezzi Parode Universidade Federal do Ceará
  • Fátima Aparecida dos Santos UnB
  • Gabriela Frota Reinaldo UFC

Resumo

A revista Passagens, no seu v 12 n. 2 (2021): Dossiê Semióticas e Culturas da Comunicação, apresenta um conjunto de sete novos artigos como parte da produção realizada a partir das reflexões da V Jornada dos Grupos de Pesquisa em Semiótica promovida em 2019 em Brasília, no Instituto de Artes da Universidade de Brasília e organizada pelo Grupo de Pesquisa em Semiótica e Culturas da Comunicação – GPESC.

A Jornada realizada em 2019 foi o último encontro presencial que contou com a presença do pesquisador Alexandre Rocha da Silva, fundador do GPESC.

Biografia do Autor

Fábio Pezzi Parode, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Estética pela Université de Paris 1 - Panthéon Sorbonne (2005), mestrado em Ciências da Comunicação pela UNISINOS (2000), Especialista em Design Estratégico pela UNISINOS (2008), graduação em Comunicação Social Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1992). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Estética e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: arte, estética e comunicação, comunicação visual e design. É professor pesquisador em Design, Artes Visuais e Estética, com publicações na área; Realiza pesquisa sobre audiovisual, estética e processos minoritários. Foi editor do periódico científico Strategic Design Research Journal, www.unisinos.br/sdrj, de 2008 até 2015. É membro do Grupo de pesquisa CNPq Pintura Contemporânea em seu Campo Específico, liderado pela profa. Dra. Icleia Borsa Cattani - UFRGS; membro do Grupo de Pesquisa CNPq Semiótica e Estudos da Comunicação - GPESC, liderado pelo prof. Dr. Alexandre Rocha da Silva - UFRGS; e membro do Grupo de Pesquisa CNPq Design Estratégico para Inovação Social e Cultural, liderado pela profa. Dra. Ione Bentz. Realizou pós-doutorado sobre o tema Arte e Design com supervisão da prof. Dra. Icleia Borsa Cattani, do programa de pós-graduação em Artes da UFRGS e também realizou pós-doutorado na Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades (Comunicação) sobre Estética, Comunicação e Poder.

Fátima Aparecida dos Santos, UnB

Professora da Universidade de Brasília. Doutora em Comunicação e Semiótica pelo PPGCOS da PUC-SP.

Gabriela Frota Reinaldo, UFC

Professora da Universidade Federal do Ceará. Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Publicado
2022-02-16
Como Citar
Parode, F. P., Santos, F. A. dos, & Reinaldo, G. F. (2022). Dossiê Semióticas e Culturas da Comunicação II. Passagens, 12(2), 2-5. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/passagens/article/view/78344

Artigos do(s) mesmo(s) autor(es) mais lidos