Participação cidadã, segredo e democracia na gestão compartilhada

uma experiência de inovação democrática digital

Autores

  • Camila Luciana Góes Capiberibe Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.36517/psg.v14i0.80588

Resumo

Este trabalho analisa três grupos de troca de mensagens virtuais, criados entre os anos de 2016 e 2019, para acompanhar obras realizadas com recursos públicos nos municípios de Conde-PB e de Macapá-AP. Trata-se de uma experiência de inovação democrática digital denominada Gestão Compartilhada, que envolve representantes da administração pública, do parlamento, da iniciativa privada e a população, em um processo de comunicação e participação cidadã. Como estratégia metodológica foram desenvolvidos três estudos de caso por meio de análise de discurso.  Constata-se o desejo de representantes da iniciativa privada em manter relação direta com os do poder público e a presença de propósitos pró-democracia como: transparência, controle social e accountability.

Biografia do Autor

Camila Luciana Góes Capiberibe, Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília

Graduação em Direito pela PUC-Campinas, Pós-graduação em Estudos da Comunicação pela Universidade Concordia de Montreal-CA (2000). Mestre em comunicação na linha Poder e Processos Comunicacionais pela Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB). Especialista em Planejamento e Estratégia em Comunicação. Atuação profissional voltada para a área de Gestão em Comunicação. Foi coordenadora de comunicação da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco)(2011-2013),Foi assessora de planejamento e estratégia em comunicação do governo do Distrito Federal (2015). Atualmente é assessora de comunicação da Fundação João Mangabeira, onde em 2018 coordenou o processo de criação do material pedagógico e a implementação do projeto "Curso de Gestão Estratégica em Ambientes Digitais", com duração total de oito horas, que foi aplicado em 6 estados do Brasil e no Distrito Federal e teve como público alvo filiados ao Partido Socialista Brasileiro. Iniciou sua vida profissional na área de comunicação como estagiária do projeto de web-design e comunicação Surfing the World da ONG Alternatives em Quebéc-Montreal/Canadá em 1998, período em que manteve e implantou sítios na internet para o Movimento dos Sem Terra (MST) em cinco estados: São Paulo, Rio Grande do Sul, Bahia, Santa Catarina e Pernambuco. Foi Secretária de Comunicação da Prefeitura Municipal de Macapá(2001-2002). Assessora do Senado Federal(2003-2005). Editora-chefe do jornal Online Folha do Amapá(2007). Em 2006 fundou o blog Notícias Daqui, do qual foi autora até o ano de 2010.

Downloads

Publicado

2023-04-15

Como Citar

Capiberibe, C. L. G. (2023). Participação cidadã, segredo e democracia na gestão compartilhada: uma experiência de inovação democrática digital. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 14, 1–22. https://doi.org/10.36517/psg.v14i0.80588