A regionalização da TV no Rio Grande do Norte

uma análise da programação televisiva potiguar

Autores

  • Francisco das Chagas Sales Júnior Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Valquíria Aparecida Passos Kneipp Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.36517/psg.v14i0.81060

Resumo

Este estudo faz parte de uma pesquisa de mestrado, que buscou identificar os elementos e práticas sociais presentes no processo de regionalização da televisão no Rio Grande do Norte. Por meio da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011) da programação das cinco maiores e mais antigas emissoras de TV do estado, foi possível calcular o índice de produção regional e analisar outros pontos como os tipos de veiculação dos conteúdos e a classificação das produções veiculadas. O estudo contou ainda com análises bibliográfica e documental, além consultas a arquivos de vídeos, sites dos canais pesquisados, redes sociais e portais de notícias. A investigação se justifica pela necessidade de compreender melhor as práticas sociais da televisão regional, bem como contribuir para o registro do conhecimento científico sobre a temática, que ainda carece de estudos mais aprofundados. Ao realizar esta investigação, foram observadas práticas como o arrendamento de horários, parcerias com outras empresas para a produção de programas e as reprises para o preenchimento da grade de programação semanal. Também foi possível verificar índices de regionalização maiores nas emissoras em que a produção de conteúdo é terceirizada.

Biografia do Autor

Francisco das Chagas Sales Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia (PPgEM), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre também pelo PPgEM da UFRN. Bacharel graduado e laureado em Comunicação Social - Jornalismo pela UFRN. Pesquisador no Grupo de Pesquisa Gemini (Grupo de Estudos de Mídia - Análises e Pesquisas em Cultura, Processos e Produtos Midiáticos), da UFRN, e no Grupo de Pesquisa GENEM (Grupo de Estudos sobre Nova Ecologia dos Meios), da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Valquíria Aparecida Passos Kneipp, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestrado (2002) e Doutorado (2008) em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP). Graduação em Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), com pós-doutorado em Comunicação pela Unesp Bauru (2020). Professora Associada 3 na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Downloads

Publicado

2023-04-10

Como Citar

Sales Júnior, F. das C., & Kneipp, V. A. P. (2023). A regionalização da TV no Rio Grande do Norte: uma análise da programação televisiva potiguar. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 14, 1–19. https://doi.org/10.36517/psg.v14i0.81060