A influência da internet no cinema sul-coreano para além do Pacífico

Park Chan-Wook (박찬욱) e a Korean Wave

Autores

  • Halyne Czmola de Lima UFPR
  • Lennon Augusto dos Santos Ribeiro FAP
  • Geraldo Balduino Horn UFPR

DOI:

https://doi.org/10.36517/psg.v14i0.83280

Resumo

Este artigo busca dialogar sobre o papel da Internet nos processos de divulgação e disseminação das produções cinematográficas sul coreanas para além de seus países vizinhos, objetivando a análise sobre a presença dos K-filmes para além do pacífico. Este estudo centraliza as produções do consagrado diretor sul coreano Park Chan-Wook (박찬욱), como escopo de investigações e implicações sobre a compreensão da cultura cinematográfica coreana, em seus aspectos sociais e históricos que incidem sobre a cultura brasileira.  Conclui que as produções coreanas rompem com antigas barreiras culturais e territoriais, em especial com as produções de Park Chan-Wook, mostrado a cultura cinematográfica sul coreana, que havia passado por um processo de ressignificação em busca da própria identidade estética e cultural.  

 

Palavras-chave: Internet; Cinema Sul Coreano; Park Chan-wook; Korean wave; Cultura.

Biografia do Autor

Halyne Czmola de Lima, UFPR

Formada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e em Produção de Áudio e Vídeo pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR). Faz parte do Grupo de Pesquisa Observatório de Culturas e Processos Político-Pedagógicos na UFPR. Atualmente é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (PPGE-UFPR), na linha de Cultura, Escola e Processos Formativos em Educação. Trabalha como professora na Rede Municipal de Ensino de São José dos Pinhais - PR desde 2020, tendo atuado como professora responsável pelo Projeto Mídias (2020-2021) ganhador do Prêmio de Boas Práticas em Gestão Publica do Município de São José dos Pinhais.

Lennon Augusto dos Santos Ribeiro, FAP

Mestrando do Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Cinema e Artes do Vídeo (PPG-CINEAV) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Curitiba II/Faculdade de Artes do Paraná (FAP), vinculado/a à linha de pesquisa (1) Teorias e Discursos no Cinema e nas Artes do Vídeo. Membro do grupo de pesquisa Eikos (Unespar/PPG-CINEAV/CNPq).

Geraldo Balduino Horn, UFPR

Professor titular da UFPR. Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1985), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1995) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (FEUSP-2002). Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2015-2016) com ênfase na Educação Filosófica. Realizou pesquisas sobre os livros didáticos de Filosofia na Biblioteca do Georg Eckert Institut, de Braunschweig - Alemanha (2016). Coordenador/pesquisador do Edital Universal - pesquisa sobre o Ensino de Filosofia (2014-2018). Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Ensino de Filosofia (desde 1997). Chefe do Departamento de Teoria e Prática de Ensino - DTPEN (1998-1999). Membro Titular do Setor de Educação no CEPE/UFPR (2005-2006). Possui experiência na área de Ciências Humanas como professor de História e Filosofia do Ensino Fundamental e Médio (1986-1995). Professor de Metodologia e Prática de Ensino de Filosofia, do curso de Filosofia da UFPR. Professor da linha de pesquisa Cultura, Escola e Ensino, do curso de Pós-Graduação em Mestrado e Doutorado em Educação da UFPR. Editor da Revista do Nesef Filosofia e Ensino e do Jornal O Sísifo, do Setor de Educação da UFPR. Membro do Conselho Editorial da Editora Unijuí. Coordenador da Coleção Cultura, Escola e Ensino pela Editora Unijuí. Coordenador da Coleção Biblioteca de Filosofia e Educação Filosófica da Editora Juruá. Coordenou o programa acadêmico de Mestrado e Doutorado em Educação - PPGE/UFPR (gestão 2017-2019). Coordenou o GT Filosofia da Educação da ANPED SUL (gestão 2018-2021). Representante do DTPEN no Colegiado do Curso de Filosofia entre os anos de 1997 e 2008; 2013 e 2014; 2019 e 2021. Líder do Grupo de Pesquisa sobre o Ensino de Filosofia/Educação Filosófica certificado pela UFPR e credenciado no CNPq (desde outubro de 2009).

Downloads

Publicado

2023-04-10

Como Citar

Lima, H. C. de, Ribeiro, L. A. dos S., & Horn, G. B. (2023). A influência da internet no cinema sul-coreano para além do Pacífico: Park Chan-Wook (박찬욱) e a Korean Wave. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 14, 1–25. https://doi.org/10.36517/psg.v14i0.83280