Editorial

Quem são Todes?

Autores

  • Maximiliano Oscar Zapata UFC
  • Fábio Pezzi Parode Universidade Federal do Ceará
  • Agemir Bavaresco PUC-RS

DOI:

https://doi.org/10.36517/psg.v14iesp.90946

Resumo

O feminismo, enquanto movimento comum, ademais de contestar o patriarcado, o conservadorismo, o integralismo religioso e criacionismo de gênero (ideologia que afirma Deus criou apenas dois gêneros), busca dar lugar a uma liberação dos corpos das pessoas não binárias, das diferenças e singularidades. Como referido na nota da editora Rosa dos Tempos, no livro de Tiburi (2020, p. 11): “Todes por que o feminismo liberou as pessoas de se identificarem somente como mulheres ou homens e abriu espaço para outras expressões de gênero – e de sexualidade – e isso veio interferir no todo da vida”. Portanto, aqui, adotaremos o TODES para nos referir ao (trans) gênero não binário. Usaremos o TODES como resposta ao patriarcado, ao conservadorismo e aos integralismos religiosos, pois, acreditamos que é somente através da pesquisa, da cultura e da educação com suas políticas afirmativas, ou seja, que contemple o feminismo e o Queer, é que construiremos uma democracia mais plena.

Biografia do Autor

Maximiliano Oscar Zapata, UFC

Doutorando no programa de Pós-graduação em Comunicação na Universidade Federal do Ceará. Editor-Adjunto da Revista Passagens do PPGCOM/UFC.Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2016). Possui mestrado em filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2020),.Fez iniciação científica nas áreas de filosofia e design estratégico. Participou como editor assistente do Periódico científico VERITAS, do PPG em Filosofia da PUCRS (2014-2019). Participa como parecerista em periódicos científicos. Dedica-se atualmente à pesquisa acerca de estudos Queer e Comunicação, Filosofia da Diferença e Grupos minoritários.

Fábio Pezzi Parode, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Estética pela Université de Paris 1 - Panthéon Sorbonne (2005), mestrado em Ciências da Comunicação pela UNISINOS (2000), Especialista em Design Estratégico pela UNISINOS (2008), graduação em Comunicação Social Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1992). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Estética e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: arte, estética e comunicação, comunicação visual e design. É professor pesquisador em Design, Artes Visuais e Estética, com publicações na área; Realiza pesquisa sobre audiovisual, estética e processos minoritários. Foi editor do periódico científico Strategic Design Research Journal, www.unisinos.br/sdrj, de 2008 até 2015. É membro do Grupo de pesquisa CNPq Pintura Contemporânea em seu Campo Específico, liderado pela profa. Dra. Icleia Borsa Cattani - UFRGS; membro do Grupo de Pesquisa CNPq Semiótica e Estudos da Comunicação - GPESC, liderado pelo prof. Dr. Alexandre Rocha da Silva - UFRGS; e membro do Grupo de Pesquisa CNPq Design Estratégico para Inovação Social e Cultural, liderado pela profa. Dra. Ione Bentz. Realizou pós-doutorado sobre o tema Arte e Design com supervisão da prof. Dra. Icleia Borsa Cattani, do programa de pós-graduação em Artes da UFRGS e também realizou pós-doutorado na Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades (Comunicação) sobre Estética, Comunicação e Poder.

Agemir Bavaresco, PUC-RS

Doutor em Filosofia pela Universidade Paris I (Pantheon-Sorbonne, 1997). Graduação em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2010). Bacharelado em Direito pela Universidade Católica de Pelotas (2007). Pesquisa e intercâmbio interinstitucional. Desenvolvimento de Redes de pesquisa interdisciplinar e de cooperação e intercâmbio internacional. Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Pesquisa a partir de um viés interdisciplinar nas áreas de Filosofia Moderna, Filosofia Social e Filosofia Política Brasileira. Dedica-se a atualização do tema Contradições da Democracia e Opinião Pública.

Downloads

Publicado

2023-06-18

Como Citar

Zapata, M. O., Parode, F. P., & Bavaresco, A. (2023). Editorial: Quem são Todes?. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 14(esp), 6–9. https://doi.org/10.36517/psg.v14iesp.90946

Edição

Seção

Dossiê Comunicação, Filosofia e Cultura Queer