INDÚSTRIA CINEMATOGRÁFICA BRASILEIRA: uma análise do atual panorama

Autores

  • Cristóvão Domingos Almeida Universidade Federal do Pampa (Unipampa)
  • Cleber Morelli Mendes Universidade Católica Portuguesa

Palavras-chave:

Cinema Brasileiro, Indústria Cinematográfica, Políticas Culturais

Resumo

Esse estudo tem como objetivo analisar o atual panorama da indústria cinematográfica brasileira, a participação do filme brasileiro na exibição de filmes em cinemas do Brasil. Assim busca-se compreender como o setor se comporta no Brasil, seu histórico e filmes brasileiros como potenciais enquanto produto econômico. Para realizar a referida análise, o trabalho verificou a bibliografia disponível sobre o tema e os dados estatísticos gerados pelas instituições envolvidas com o setor cinematográfico brasileiro. Esse trabalho é uma tentativa de refletir sobre o comportamento do setor e apontar alguns caminhos que a indústria possa seguir.

Biografia do Autor

Cristóvão Domingos Almeida, Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

Cristóvão Domingos Almeida é professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Pesquisador e vice-líder do grupo de pesquisa CRIANEGRA: Cultura, Comunicação e Educação; Integra os Grupos de Pesquisa: Interculturalidade, Cidadania, Comunicação e Consumo (IC3/ESPM); Representações, Memória Social e Cidadania (UFRGS) e é coordenador de projetos de pesquisa e extensão na Unipampa.

Cleber Morelli Mendes, Universidade Católica Portuguesa

Doutorando em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa (Lisboa, Portugal). Graduado em Comunicação Social - Relações Públicas com ênfase em Produção Cultural pela Universidade Federal do Pampa (Rio Grande do Sul, Brasil). Investigador junior do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura (CECC/UCP), linha de Investigação Media, Tecnologia, Contextos. Membro da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (AIM).

Referências

AMANCIO, Tunico. (2000). Artes e manhas da Embrafilme: cinema estatal brasileiro em sua época de ouro (1977-1981). Niterói: EdUFF.

ANCINE. [s.d.]. Disponível em: http://oca.ancine.gov.br/filmes_bilheterias.htm. Acesso em: 13/03/2017.

BRASIL. Lei n. 8313, de 23 de dezembro de 1991. Restabelece princípios da Lei n° 7.505, de 2 de julho de 1986, institui o Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8313cons.htm. Acesso em: 13/01/2017.

BRASIL. Lei n. 8685, de 20 de julho de 1993. Cria mecanismos de fomento à atividade audiovisual e dá outras providências. Disponível em: http://http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8685.htm. Acesso em: 13/01/2017.

DAMÁSIO, Manuel José. (2006). O cinema português e seus públicos. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.

EARP, Fábio S. Sá; SROULEVICH, Helena. (2009). O mercado de cinema no Brasil. In: Lia Calabre. (Org.). Políticas culturais: reflexões e ações. Rio de Janeiro e São Paulo: Casa de Rui Barbosa e Itaú cultural. p. 181-199.

Filme B. [s.d.]. Disponível em: http://www.filmeb.com.br/estatisticas/evolucao-do-mercado. Acesso em: 11/02/2017.

GATTI, André. (2007). O mercado cinematográfico brasileiro: uma situação global? IN: MELEIRO, Alessandra (org.). Cinema no mundo: indústria, política e mercado: América Latina. São Paulo: Escrituras Editora, p. 99-142.

PFEIFER, Daniela. (2010). Reflexões acerca de concentração regional da produção cinematográfica brasileira. In: XIII Encontro Internacional da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (Socine), 2010, São Paulo. Anais do XIII Socine, p.1-14.

Downloads

Publicado

2017-12-22

Como Citar

Almeida, C. D., & Mendes, C. M. (2017). INDÚSTRIA CINEMATOGRÁFICA BRASILEIRA: uma análise do atual panorama. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 8(2), 173–187. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/passagens/article/view/30966

Edição

Seção

Temática Livre