Mundos Possíveis onde tudo faz sentido

a dimensão semiótica da comunicação publicitária

Autores

  • Maria Belém Ribeiro Universidade Lusófona do Porto

Resumo

Resumo: Neste artigo procura-se analisar o contributo dos elementos semióticos nas narrativas publicitárias. Partindo do conceito de signo, das ordens de significação enunciadas por Roland Barthes e dos elementos da narratologia enunciados por Greimas, analisam-se spots de três marcas, com o objetivo de desvendar a importância da semiose na comunicação publicitária, enquanto sistema que coabita com outros sistemas que compõem a sociedade e que, desta forma, aportam sentido à vida humana e contribuem para que o consumidor encontre o seu próprio lugar nas suas narrativas de vida.

Este artigo teve como base uma parte da investigação da tese de doutoramento da autora deste trabalho.

Biografia do Autor

Maria Belém Ribeiro, Universidade Lusófona do Porto

Maria Belém Reis Serra Pereira Ribeiro. Concluiu Ciências da Literatura - Literaturas Africanas de Língua Portuguesa pela Universidade do Minho em 2010. Publicou 3 artigos em revistas especializadas, possui 2 livros publicados. Participou em 31 eventos em Portugal. Recebeu 2 prémios e/ou homenagens.

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Publicado

2022-02-16

Como Citar

Ribeiro, M. B. (2022). Mundos Possíveis onde tudo faz sentido: a dimensão semiótica da comunicação publicitária . Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 12(2), 75–96. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/passagens/article/view/70941

Edição

Seção

Dossiê Semiótica e Culturas da Comunicação