Título Padrão

a cidade televisual de Emily em Paris

Autori

  • Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.36517/psg.v13i1.78695

Abstract

A série Emily em Paris, lançada em 2020 pela Netflix, leva às telas a história de uma estadunidense que se muda para a capital francesa após uma promoção no trabalho. Carregada de clichês, principalmente no que diz respeito à Paris e seus habitantes, a ficção cria uma estereotipada cidade televisual e se aproveita disso tanto para a narrativa quanto para a divulgação. O presente artigo analisa a primeira temporada da série e um vídeo de divulgação da Netflix Brasil, tendo como foco a cidade e como ela é representada pelo streaming. Além dos clichês relacionados diretamente à Paris, concluímos que essa representação também é construída a partir do choque cultural da protagonista – e o que ela representa enquanto estadunidense – com a cidade.

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Biografia autore

, Universidade Federal Fluminense

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação na Universidade Federal Fluminense e graduada em Estudos de Mídia pela mesma instituição. No momento, desenvolve sua pesquisa sobre cidade televisual e consumo da experiência. Outras áreas de interesse são relações entre turismo e audiovisual, peregrinação de fãs, imaginários, consumo e estilo de vida. É pesquisadora associada ao TeleVisões (UFF) e ao NEMACS (UFF).

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Pubblicato

2022-12-31

Fascicolo

Sezione

Dossiê Comunicação, Cidade e Viagens