O rádio como arma política no Ceará

Autores

  • Márcia Vidal Nunes Universidade Federal do Ceará

Resumo

O objetivo deste trabalho é mostrar o impacto da midiatização do fazer político nos processos eleitorais, no horário eleitoral gratuito no rádio, no período de 1998 a 2000, no Ceará. Apesquisa acompanha as campanhas políticas de vários candidatos através de sua ligação com rádios comunitárias sob seu controle político. Na primeira etapa, nos anos de 1997 e 1998, foram selecionadasas emissoras Rádio Sal da Terra 101.1 (Sobral), Rádio Emoção FM 104.9 (Fortaleza) e Rádio Juazeiro FM102.5 (Juazeiro do Norte), no ano de 1998. A trajetória de três candidatos (José Linhares – PPB – Sobral; Gorete Pereira - PFL – Fortaleza; José Arnon Bezerra – PSDB – Juazeiro do Norte), proprietários de emissoras denominadas comunitárias, foi acompanhada de perto durante esse período. Em 2000, foram acompanhadas duas emissoras de Fortaleza vinculadas a candidatos que estavam envolvidos no processo eleitoral: Portugal FM 97.7 e Mandacaru FM 98.5. São emissoras, patrocinadas por estes candidatos, com uma aparência de independentes. Procura-se compreender como é exercida esta nova forma de coronelismo que podemos classificar como eletrônico, que se concretiza através da utilizaçãodo rádio como arma política.

Downloads

Publicado

2016-02-11

Como Citar

Nunes, M. V. (2016). O rádio como arma política no Ceará. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 6(2), 227–243. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/passagens/article/view/2481

Edição

Seção

Artigos