Infância e infantil: diferenciação conceitual e repercussões clínicas

Autores

  • Renata Carvalho Campos UFC

Palavras-chave:

Infância, infantil, clínica psicanalítica.

Resumo

A infância compreende o tempo de inscrição dos primeiros traços das experiências no psiquismo. Já o infantil está associado à sexualidade e ao inconsciente, constituindo-se como marca no psiquismo. Esse artigo compõe parte da pesquisa do mestrado cujo objetivo é investigar os fundamentos da clínica psicanalítica com adultos e crianças tendo o infantil como articulador. Abordamos a diferença conceitual entre infância e infantil, apontando sua relevância teórica, bem como suas repercussões na clínica. Utilizamos, por fim, a noção de neurose infantil como elemento central, que aproxima, na análise, adultos e crianças, tendo em vista, referir-se à estruturação do sujeito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Carvalho Campos, UFC

Graduada em Psicologia pela UFC; especialista em psicologia e práticas de saúde- Unifor, mestranda do curso de Pós-graduação em Psicologia  da UFC. Tel: 99123792/ 88548359. End: Rua Tabelião Joaquim Coelho, 582, Água- Fria. CEP: 60833-261.

Downloads

Como Citar

Campos, R. C. (2014). Infância e infantil: diferenciação conceitual e repercussões clínicas. Revista De Psicologia, 5(1), 58–71. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/1002

Edição

Seção

Artigos