Percepções de candidatos a vagas de emprego sobre o processo de seleção de pessoal

Autores

  • Marana Paula Borsuk Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
  • Letícia Ribeiro Souto Pinheiro Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

Palavras-chave:

Percepções, seleção de pessoal, emprego, candidatos.

Resumo

Este estudo teve como objetivo identificar as percepções de candidatos a vagas de emprego sobre o processo de seleção de pessoal.  A pesquisa teve caráter descritivo exploratório de cunho qualitativo e foram realizadas entrevistas semiestruturadas, com o intuito de obter maior abertura e profundidade para questões que pudessem surgir. Participaram sete pessoas que haviam passado por algum processo seletivo para cargos de nível não operacional, com idade acima de 22 anos, e que estavam cursando ensino superior ou já o tivessem concluído, outro critério de inclusão relevante para a pesquisa foi que no momento da coleta de dados os participantes deveriam estar desempregados. O processo seletivo foi considerado uma maneira de se adquirir experiência e de saber se portar em outras seleções.Ainda, foi tido como uma maneira do participante se conhecer melhor, sendo considerado como uma fonte de aprendizado tanto profissional quanto pessoal, tendo consequências positivas e negativas na vida do indivíduo. No entanto, o retorno sobre o resultado da aprovação ou não do candidato foi tido como uma informação necessária e indispensável a ser repassada aos participantes pela empresa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marana Paula Borsuk, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Cursando Graduação em Psicologia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Letícia Ribeiro Souto Pinheiro, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

Psicóloga, Mestre em Psicologia pela Unisinos, Professora do Curso de Psicologia da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

Downloads

Como Citar

Borsuk, M. P., & Pinheiro, L. R. S. (2014). Percepções de candidatos a vagas de emprego sobre o processo de seleção de pessoal. Revista De Psicologia, 5(1), 32–45. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/1004

Edição

Seção

Artigos