Habilidades sociais educativas em mães de crianças/adolescentes com diabetes mellitus tipo 1

Autores

  • Luziane de Fátima Kirchner Programa de Pós-Graduação em Psicologia - Universidade Federal de São Carlos http://orcid.org/0000-0002-3579-1768
  • Priscila Benitez Programa de Pós-Graduação em Psicologia- Universidade Federal de São Carlos
  • Daniely Ildegardes Brito Tatmatsu Programa de Pós-Graduação em Psicologia - Universidade Federal de São Carlos.
  • Giovan Willian Ribeiro Programa de Pós-Graduação em Psicologia - Universidade Federal de São Carlos.
  • Vânia Maria Vargas Universidade de São Paulo - Instituto de Psicologia Clínica.
  • Zilda Aparecida Pereira Del Prette Programa de Pós-Graduação em Psicologia - Universidade Federal de São Carlos.

Palavras-chave:

educação parental, diabetes mellitus tipo 1, infância e adolescência.

Resumo

Este estudo comparou as Habilidades Sociais Educativas de mães de crianças e adolescentes com e sem Diabetes Mellitus Tipo 1. Utilizou-se como medida de avaliação o Inventário de Habilidades Sociais Educativas para Pais (IHSE-Pais), o Critério de Classificação Socioeconômica Brasil e o Controle Glicêmico (HbA1C) obtido pelo prontuário médico. Os resultados mostraram que as HSEs de mães de crianças e adolescentes com e sem diabetes não são significativamente diferentes, no entanto, no grupo de mães com filhos diabéticos, as variáveis idade da mãe e do filho, tempo em tratamento e Controle Glicêmico (HbA1C) apresentaram correlação com fatores do IHSE-Pais. Os dados são discutidos em suas implicações para intervenções junto aos familiares de crianças com diabetes e doenças crônicas em geral.

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Biografia do Autor

Luziane de Fátima Kirchner, Programa de Pós-Graduação em Psicologia - Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda em Psicologia – PPGPsi/UFSCar-SP.

Priscila Benitez, Programa de Pós-Graduação em Psicologia- Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Psicologia – PPGPsi/UFSCar-SP.

Daniely Ildegardes Brito Tatmatsu, Programa de Pós-Graduação em Psicologia - Universidade Federal de São Carlos.

Doutora em Psicologia – PPGPsi/UFSCar-SP.

Giovan Willian Ribeiro, Programa de Pós-Graduação em Psicologia - Universidade Federal de São Carlos.

Mestrando em Psicologia – PPGPsi/UFSCar-SP.

Vânia Maria Vargas, Universidade de São Paulo - Instituto de Psicologia Clínica.

Doutoranda em Psicologia Clínica – USP/SP

Zilda Aparecida Pereira Del Prette, Programa de Pós-Graduação em Psicologia - Universidade Federal de São Carlos.

Professora Titular da Universidade Federal de São Carlos

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Publicado

2017-10-24

Como Citar

Kirchner, L. de F., Benitez, P., Tatmatsu, D. I. B., Ribeiro, G. W., Vargas, V. M., & Del Prette, Z. A. P. (2017). Habilidades sociais educativas em mães de crianças/adolescentes com diabetes mellitus tipo 1. Revista De Psicologia, 8(2), 155–164. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/11728

Edição

Seção

Artigos