Economia solidária e o novo espírito do capitalismo: uma análise do discurso dos trabalhadores do Assentamento Coqueirinho

Autores

  • Camila Moreira Maia Universidade Federal do Ceará (UFC).
  • Idilva Maria Pires Germano Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutora em Sociologia.

Palavras-chave:

Economia Solidária, Novo Espírito do Capitalismo, Análise de Discurso Crítica.

Resumo

Os incentivos à Economia Solidária concedidos nos últimos governos federais (2002 – 2013) têm fomentado formas de ser, de (inter)agir e de representar que, apesar de posicionarem o trabalho coletivo solidário como uma alternativa ao capitalismo, estão em consonância com ordens de discurso que legitimam e justificam esse mesmo modo de produção. Este trabalho visa compreender de que forma discursos de trabalhadores de empreendimentos coletivos solidários ajudam a reproduzir a ordem social característica do atual período do capitalismo (a partir de 1970). Foram analisados discursos de trabalhadores do Assentamento Coqueirinho (Ceará), obtidos através de entrevistas e de observação participante, mediante estratégias baseadas na Análise de Discurso Crítica (ADC) desenvolvida por Fairclough (2001; 2003; 2005) e Fairclough e Chouliaraki (1999) e elementos da Nova Sociologia do Capitalismo de Boltanski e Chiapello (1999). A análise revela que, apesar de criticarem o capitalismo, os discursos dos trabalhadores funcionam de modo a reproduzir formas de representação, de interação e de identidade características do regime de justificação do novo espírito do capitalismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Moreira Maia, Universidade Federal do Ceará (UFC).

Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará.

Idilva Maria Pires Germano, Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutora em Sociologia.

Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará.

Referências

Boltanski, L. & Chiapello, E. (2009). O novo espírito do capitalismo. São Paulo: wmf

martinsfontes,

Fairclough, N. (2001). Discurso e mudança social. Brasília: Editora UNB.

Fairclough, N. (2003). Analysing discourse. Londres: Routledge.

Fairclough, N. (2005) Critical discourse analysis. Marges Linguistique, 9, 76 – 91.

Fairclough, N. &. Chiapello, E. (2002) Understanding the new management ideology: A transdisciplinary contribution from critical discourse analysis and new sociology of capitalism. Discourse & Society, 13 (2), 185 – 208.

Fairclough, N. & Chouliaraki, L. (1999). Discourse in late modernity: Rethinking critical discourse analysis. Cambridge: Edinburgh University Press.

Resende, V. M. (2008). Análise de discurso crítica e etnografia: O Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua, sua crise e o protagonismo juvenil. Tese de Doutorado em Linguística, Programa de pós-graduação em Linguística - Universidade de Brasília. Brasil.

Resende, V. M. & Ramalho, V. (2006). Análise de discurso crítica. São Paulo: Contexto.

Notas

(1) Pesquisa financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES

Recebido em 22 de março de 2014.

Aprovado para publicação em 20 de abril de 2014.

Downloads

Publicado

2014-12-19

Como Citar

Maia, C. M., & Germano, I. M. P. (2014). Economia solidária e o novo espírito do capitalismo: uma análise do discurso dos trabalhadores do Assentamento Coqueirinho. Revista De Psicologia, 5(2), 39–52. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/1475

Edição

Seção

Artigos