Projeto de vida e identidade política: um caminho para a emancipação

Autores

  • Sérgio Silva Dantas Universidade Presbiteriana Mackenzie (Mackenzie) & Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP).
  • Antonio da Costa Ciampa Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP).

Palavras-chave:

Identidade, Projeto De Vida, Identidades Políticas.

Resumo

Esse artigo buscou trazer à discussão, no âmbito da Psicologia Social, a importância de se considerar, em estudos sobre Identidade, a análise não só da história, mas também do projeto de vida dos sujeitos como forma de coletar informações sobre seu processo identitário. Serviu de referencial teórico para essa discussão o sintagma identidade-metamorfose-emancipação, proposto por Antônio da Costa Ciampa, bem como seu embasamento na teoria da ação comunicativa de Habermas. A existência de uma identidade política, somada a um projeto de vida autônomo, conduzem o indivíduo para a emancipação de sua identidade. É apresentado, ao final do artigo, um caso em que, ao abrir mão da adesão à políticas de identidade heterônomas e assumindo uma identidade política, o sujeito conseguiu fragmentos de emancipação em seu projeto de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sérgio Silva Dantas, Universidade Presbiteriana Mackenzie (Mackenzie) & Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP).

Professor da PUCSP e da Universidade Presbiteriana Mackenzie

Antonio da Costa Ciampa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP).

Doutor em Psicologia Social pela PUCSP. Professor do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social da PUCSP.

Referências

Berger, P. L., & Luckmann, T. (2008). A construção social da realidade. Petrópolis: Vozes (original publicado em 1996).

Canetti, E. (1990). A consciência das palavras. São Paulo: Companhia das Letras.

Ciampa, A. C. (2009). A estória do Severino e a história da Severina: um ensaio de Psicologia Social. São Paulo: Brasiliense (original publicado em 1987).

Ciampa, A. C. (1997) Las metamorfosis de la metamorfosis humana: És posible todavia uma utopia emancipadora? Comunicação apresentada no Simpósio “Metamorfoses da identidade no mundo contemporâneo” do XXVI Congresso Interamericano da SIP. (7 de setembro de 1997, p. 1-5).

Ciampa, A. C. (2002). Políticas de Identidade e Identidades Políticas. In Dunker, C. I. L., & Passos, M.C. Uma psicologia que se interroga – ensaios. São Paulo: Edicon.

Dantas, S. S. (2013). De refém a protagonista: o desenvolvimento de identidades políticas e projetos de vida tornando o consumo um viabilizador de identidades emancipadas. Tese de Doutorado. PUC-SP.

Giddens, A. (2002). Modernidade e Identidade. Rio de Janeiro: Zahar Editores.

Goffman, E. (1988). Estigma: Notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan (original publicado em 1963)

Habermas, J. (1975). Conhecimento e interesse. In Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural (Vol. XLVIII)..

Habermas, J. (1987). Teoria de la accion comunicativa Madrid: Taurus (Tomo I e II).

Habermas, J. (1983) Para a reconstrução do materialismo histórico. São Paulo: Ed. Brasiliense (original publicado em 1976).

Habermas, J. (1989). Consciência moral e agir comunicativo. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro. (original publicado em 1983).

Habermas, J. (1987, setembro) A nova intransparência – a crise do estado do bem-estar social e o esgotamento das energias utópicas. Revista Novos Estudos, Cebrap (n.18).

Heidegger, M. (1979). Identidade e diferença. In Heidegger, M. Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural.

Lima, A. F. (2010). Metamorfose, anamorfose e reconhecimento perverso: a identidade na perspectiva da Psicologia Social Crítica. São Paulo: FAPESP/EDUC.

Pinzani, A. (2009). Habermas leitor de Kohlberg: o desenvolvimento moral da sociedae pós-convencional. Revista Mente, Cérebro & Filosofia, (vol.8, 2009, p. 33-39).

Queiroz, M. I. P. (1998). Relatos Orais: do “indizível” ao “dizível”. In Simson, O. M. V. (org). Experimentos com Histórias de Vida (Itália-Brasil). São Paulo: Vértice, Editora Revista dos Tribunais.

Resse-Schäfer, W. (2001). Compreender Habermas. Petrópolis: Vozes.

Siebeneichler, F. B. (2003). Jurgen Habermas: razão comunicativa e emancipação. Rio de Janeiro:Tempo Brasileiro.

Recebido em 12 de agosto de 2014.

Aprovado para publicação em 10 outubro de 2014.

Downloads

Publicado

2014-12-19

Como Citar

Dantas, S. S., & Ciampa, A. da C. (2014). Projeto de vida e identidade política: um caminho para a emancipação. Revista De Psicologia, 5(2), 138–152. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/1482

Edição

Seção

Artigos