Contribuições da psicologia histórico-cultural para o poder de agir do trabalhador

Autores

  • Pamella Beserra de Melo Universidade Federal do Ceará- UFC
  • Mariana Aguiar Alcântara de Brito DOUTORANDA EM PSICOLOGIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ-UFC
  • Cássio Adriano Braz de Aquino Universidade Federal do Ceará – UFC
  • Veriana de Fátima Rodrigues Colaço Universidade Federal do Ceará - UFC

Palavras-chave:

Psicologia histórico-cultural, clinica da atividade, poder de agir, psicologia social do trabalho, epistemologia.

Resumo

Este artigo pretendeu demarcar as bases epistemológicas histórico-culturais da Clínica da Atividade como uma proposta de Psicologia Social do Trabalho que enseja a ampliação do poder de agir do trabalhador e consequente ampliação de seu potencial de saúde. Para tal, problematizou a categoria atividade; discutiu gênero e estilo da atividade; discorreu sobre o processo de desenvolvimento da atividade criadora e sua fonte na memória e transmissão de conhecimentos já consolidados no contexto cultural vigente, demarcando as implicações sociais e de saúde propostas pela abordagem da Clínica da Atividade. O método utilizado foi uma pesquisa bibliográfica com foco nas elaborações de Vygotski sobre o desenvolvimento da atividade e sua relação com a afetividade e a contribuição de Clot sobre as bases sociais do poder de agir do trabalhador. O artigo apontou ainda para a construção permanente de uma psicologia comprometida com a transformação da realidade e o desenvolvimento da atividade como caminho de saúde.

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Biografia do Autor

Pamella Beserra de Melo, Universidade Federal do Ceará- UFC

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará - UFCRua Antonio Augusto, nº 575, Apto. 903 – Meireles, Fortaleza, Ceará, CEP. 60.110-370

Mariana Aguiar Alcântara de Brito, DOUTORANDA EM PSICOLOGIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ-UFC

UNIVERSIDADE DE FORTALEZA- UNIFOR
CENTRO UNIVERSITÁRIO 7 DE SETEMBRO - UNI7

Cássio Adriano Braz de Aquino, Universidade Federal do Ceará – UFC

Professor da Graduação e do Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará – UFC

Veriana de Fátima Rodrigues Colaço, Universidade Federal do Ceará - UFC

Professora da Graduação e do Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará – UFC

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Publicado

2018-07-01

Como Citar

de Melo, P. B., de Brito, M. A. A., de Aquino, C. A. B., & Colaço, V. de F. R. (2018). Contribuições da psicologia histórico-cultural para o poder de agir do trabalhador. Revista De Psicologia, 9(2), 96–106. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/19296

Edição

Seção

Artigos