Estudo sobre o desenvolvimento do comportamento vocacional a partir da entrevista biográfica

Autores

  • Antonio Caubi Ribeiro Tupinambá Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Entrevista biográfica, Comportamento vocacional, Trabalho, Educação

Resumo

O modelo de entrevista biográfica é utilizado para abordar o desenvolvimento do comportamento vocacional conforme teorizado
por Donald Super. Diferentes sistemáticas ajudam na construção de uma biografia. O modelo de entrevista utilizado proporciona
determinadas informações que servem para a análise do comportamento vocacional da entrevistada. A nomeada análise foi feita a
partir das sete sistemáticas que compõem a entrevista biográfica à luz do paradigma de Donald Super. O método utilizado permitiu
a identificação e descrição do desenvolvimento de uma identidade relacionada ao trabalho, na qual a escolha e preparação para uma
ocupação estava presente e esperada como uma continuação de fases da vida, isto é, fases de jogos e estudo que antecedem e formam
uma interface com a formação profissional. Por meio da experiência acolhida, viu-se que a geração considerada é preparada para a
prática de uma experiência profissional como base de sua escolha, ou melhor, de seu destino vocacional, principalmente no sentido
de assegurar, em perspectiva, uma independência econômica. Finalmente, as conclusões apontaram para a adequação do recurso
da entrevista biográfica para a exploração vocacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Caubi Ribeiro Tupinambá, Universidade Federal do Ceará

Professor do Departamento de Psicologia da UFC. Endereço para correspondência: Universidade Federal do Ceará. - Av. da Universidade, 2762, Bairro
Benfica, Fortaleza/CE, Brasil. CEP: 60020-180.

Downloads

Publicado

2016-03-29

Como Citar

Tupinambá, A. C. R. (2016). Estudo sobre o desenvolvimento do comportamento vocacional a partir da entrevista biográfica. Revista De Psicologia, 6(2), 50–58. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/2594

Edição

Seção

Artigos