Grupo como dispositivo socioeducativo: pesquisa-intervenção com adolescentes em cumprimento de prestação de serviço à comunidade

Autores

  • Dayane Silva Rodrigues Universidade de Brasília
  • Maria Cláudia Santos Lopes de Oliveira Universidade de Brasília

Resumo

Este artigo apresenta discussões oriundas de uma tese de doutorado, que problematizou especificidades, princípios e estratégias para a utilização de metodologias grupais como dispositivos de atuação no atendimento a adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em meio aberto. O estudo foi construído por meio de uma pesquisa-intervenção com onze adolescentes em cumprimento da medida socioeducativa de Prestação de Serviço à Comunidade, vinculados a uma unidade de atendimento do Distrito Federal. O artigo apresenta um recorte dos resultados da tese, evidenciando análises relativas às significações produzidas com os adolescentes sobre o conceito de trabalho, inerente à medida socioeducativa de prestação de serviço à comunidade. Sob o prisma da Psicologia Histórico-Cultural (L. S. Vigotski), da perspectiva do dialogismo (M. Bakthin) e da problematização do conceito de grupo-dispositivo (R. B. Barros), são analisados os processos de negociação para a realização uma atividade colaborativa e comunitária com adolescentes. Na sequência, são abordados aspectos relativos aos movimentos do processo grupal, permeado por devires e ressignificações. Por fim, discute-se o conceito de grupo como dispositivo socioeducativo que pode ser tomado na execução de medidas socioeducativas, com vistas a ampliar as ferramentas de atendimento aos adolescentes e contribuir para o aprofundamento da base teórico-metodológica das práticas em socioeducação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dayane Silva Rodrigues, Universidade de Brasília

Doutora em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Psicóloga da Secretaria de Estado de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude, Governo do Distrito Federal (GDF).

Maria Cláudia Santos Lopes de Oliveira, Universidade de Brasília

Professora Associada do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília (UnB), Distrito Federal - Brasil. Doutora em Educação; Pós-Doutora em Psicologia do Desenvolvimento (Clark University) E Psicologia Básica (Universidad Autónoma de Madrid)

Downloads

Publicado

2018-01-01

Como Citar

Rodrigues, D. S., & Lopes de Oliveira, M. C. S. (2018). Grupo como dispositivo socioeducativo: pesquisa-intervenção com adolescentes em cumprimento de prestação de serviço à comunidade. Revista De Psicologia, 9(1), 30–41. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/30780