O ato classificatório e modelos de nomeação de "transtornos mentais": uma abordagem socioantropológica / The Classification Act and Mental Disorders Labeling Models: A Socio-anthropological Approach

Autores

Resumo

Este artigo objetiva discutir o ato classificatório dos ditos transtornos mentais, a partir da abordagem de teóricos situados na perspectiva social-estruturalista, na Antropologia e na Sociologia da Saúde, no sentido de compreender como são utilizados os manuais nosológicos atuais como formas de configurações clínicas das doenças psíquicas. A problemática compõe as seguintes questões norteadoras: Como explicar o ato de classificar? De onde vem essa prática humana? É comum a todas as culturas?  Faz parte de uma lógica apriorística da mente humana ou é uma habilidade baseada na realidade empírica e social? O que revela dos mecanismos de distinção e de distribuição de poder num grupo? Para responder a essas questões foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa-descritiva, com uso de pesquisa bibliográfica, consulta documental, observação sistemática e uso de entrevistas com escuta de narrativas de docentes de ensino básico no Estado do Amapá, com experiências de sofrimento e adoecimento psíquico. Foram consultados 822 prontuários clínicos e entrevistados, além de docentes, técnicos da equipe multidisciplinar e gestores escolares. Com base em discussões teóricas e em dados construídos, entendemos que a tendência classificatória, em saúde mental, pode ser útil como instrumental técnico-cientifico para facilitar o processo de tratamento, porém se realizado com muito cuidado e parcimônia, caso contrário, poderá fornecer bases para a estigmatização social de pessoas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Cristian Saraiva Paiva, Universidade Federal do Ceará

Professor do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFC

Referências

AGUIAR, Adriano Amaral de. A psiquiatria no divã: entre as ciências da vida e a medicalização da existência. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2004 – (Conexões; 23).

BASTIDE, Roger. Sociologia das doenças mentais. Tradução de Mauricio Rittner. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1967.

BIRMAN, Joel. A psiquiatria como discurso da moralidade. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1978.

DAMATTA, Roberto. Carnavais, malandros e heróis: para uma sociologia do dilema brasileiro. 6ª. ed. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.

DSM IV. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. Porto Alegre: Artmed, 2002.

DURKHEIM, Émile. As formas elementares da vida religiosa: o sistema totêmico na Austrália. Tradução de Paulo Neves. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

DURKHEIM, Emile; MAUSS, Marcel. Algumas formas primitivas de classificação. In: MAUSS, Marcel. Ensaios de Sociologia. São Paulo: Perspectiva, 2005.

FIGUEIRA, Sérvulo. Efeito psi: a influência da psicanálise. Rio de Janeiro: Campus, 1988.

LACAN, Jacques. O lugar da psicanálise na medicina. Opção Lacaniana, n. 32, dez 2001.

LAPLANTINE, François. Aprender Antropologia. Tradução de Marie-Agnês Chauvel. São Paulo: Brasiliense, 2003.

LAPLANTINE, François. Antropologia da doença. Tradução de Walter Lelis Siqueira. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

LÉVI - STRAUSS, Claude. Antropologia estrutural. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro 1975.

MINAYO, Maria Cecilia de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 12ª. Ed. São Paulo: HUCITEC, 2010.

OLIVER-MARTIN, R. Em torno do DSM. In: LACAN, Jacques et al. A querela dos diagnósticos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1989.

RAGA, Maria Lúcia de Santana. Entre o claro e o escuro: Roger Bastide e Claude Lévi-Strauss. ComCiência [online]. 2009, n.114, pp. 0-0. ISSN 1519-7654.

ROUDINESCO, Elisabeth. Por que a psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 2000.

SEVERO, Ana Kalliny de Sousa; DIMENSTEIN, Magda. O diagnóstico psiquiátrico e a produção de vida em serviços de saúde mental. Estudos de Psicologia, 14(1), Jan-Abr. 2009, 59-67.

SILVA, Selma Gomes da. Travessias entre a sala de aula e o consultório: Trajetórias docentes, adoecimento e narrativas de sofrimento psíquico de professores. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Universidade Federal do Ceará, 2017.

SILVEIRA, Maria Lucia da. O nervo cala, o nervo fala: a linguagem da doença. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2000.

TURNER, Victor. Floresta de Símbolos: aspectos do Ritual Ndembu. Tradução de Paulo Gabriel Hilu da R. Pinto. Niterói-RJ: EdUFF, 2005.

Publicado

2019-01-01

Como Citar

Saraiva Paiva, A. C., & Gomes da Silva, S. (2019). O ato classificatório e modelos de nomeação de "transtornos mentais": uma abordagem socioantropológica / The Classification Act and Mental Disorders Labeling Models: A Socio-anthropological Approach. Revista De Psicologia, 10(1), 174–194. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/33681