Empreendedorismo e performance na publicidade para mulheres: uma análise teórico-crítica

  • Valdemir Pereira de Queiroz Neto Universidade Federal do Ceará
  • Maria de Fátima Vieira Severiano Universidade Federal do Ceará
Palavras-chave: Publicidade. Subjetividade Feminina. Consumo. Empreendedorismo.

Resumo

A realização da presente pesquisa foi motivada por uma preocupação acerca das novas formas de estruturação da subjetividade feminina, produzida com base na Indústria Cultural e na Publicidade, esta considerada como uma instância simbólica, privilegiada, da sociedade de consumo contemporânea. Seu objeto de estudo consiste na investigação dos significados psicossociais de publicidades dirigidas ao público feminino que privilegiam o empreendedorismo como modelo de prescrição identitária. Adotou-se como eixo teórico-metodológico o referencial da Teoria Crítica, da Escola de Frankfurt, além de autores contemporâneos. A pesquisa empírica foi desenvolvida com suporte de uma coleta de peças publicitárias direcionadas ao público feminino nas revistas Você S/A entre os anos de 2011 e de 2013. Foram selecionadas peças publicitárias que expressam apelos ao sucesso profissional como facilitador de altas performances. Estes temas constituiu nossa categoria de análise, qual seja: o discurso do empreendedorismo. Uma análise qualitativa, de natureza teórico-crítica foi escolhida como estratégia metodológica de exame do referido discurso, permitindo uma reflexão sobre a mercantilização dos atributos humanos.

Biografia do Autor

Valdemir Pereira de Queiroz Neto, Universidade Federal do Ceará
Professor Assistente de Psicologia, Semiótica, Sociologia e Antropologia  da Universidade Federal do Ceará - Campus Quixadá, doutorando em psicologia (UFC),possui graduação em Psicologia  (UFC) e mestrado em Psicologia na linha de pesquisa de Cultura e Subjetividade Contemporânea pela UFC.
Maria de Fátima Vieira Severiano, Universidade Federal do Ceará
Profa. Titular no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFC. Graduada em Psicologia pela UFC. Mestre em Educação pela UFC. Doutora em Ciências Sociais Aplicadas pela UNICAMP e Psicologia Social pela Universidad Complutense de Madrid.
Publicado
2016-07-30
Como Citar
Neto, V. P. de Q., & Severiano, M. de F. V. (2016). Empreendedorismo e performance na publicidade para mulheres: uma análise teórico-crítica. Revista De Psicologia, 7(1), 94-114. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/3676
Seção
Artigos