Em busca de uma inesperada antropologia filosófica heideggeriana

Autores

  • José Olinda Braga Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Antropologia Filosófica, analítica existencial, intersubjetividade, alteridade.

Resumo

Existe a possibilidade de apreensão de uma inesperada Antropologia Filosófica decorrente da Analítica Existencial do Dasein empreendida por Martin Heidegger em Ser e Tempo - ainda que não tenha sido esta sua intenção filosófica. Os posicionamentos explicitados nas conferências de Zöllikon, em diálogo com sua ontologia fundamental, inequivocamente constitui imprescindível reflexão para fundamento e desenvolvimento das ciências humanas em geral, e da Psicologia e Psicopatologia fenomenológica em particular. Essa tarefa a ser constituída através de pesquisas científicas e filosóficas,  em paralelo, representa missão  imprescindível ao balizamento da práxis das ciências humanas que aí reivindicam fundamentos epistemológicos, de modo a proporcionar-lhes o advento de novas produções científicas, e elementos para uma práxis inspirada nos preceitos fenomenológico-existenciais, segundo suas concepções de  intersubjetividades e alteridades expressas cooriginariamente, em histórias, tempos e espaços vividos. O diálogo entre ciências e filosofia, em grande medida, impõe a necessidade de distinção precisa entre o que se coloca como objeto dessa duas diferentes fontes de produção de saberes, permanecida na instância de uma instigação mútua, como condição de possibilidade para desenvolvimento e fundamentação de ambas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Olinda Braga, Universidade Federal do Ceará

Professor Adjunto do Departamento de Psicologia e Mestrado Acadêmico em Saúde da Família da Universidade Federal do Ceará.

Referências

HEIDEGGER, Martin. Carta sobre o humanismo. Centauro, Rio de Janeiro, 2005.

HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo. Editora Vozes, Petrópolis/RJ, 2006.

HEIDEGGER, Martin. L’Être et le temps. Gallimard, Paris, 1964.

HEIDEGGER, Martin. El ser y el tiempo. Fondo de Cultura Económica, Buenos Aires, 2014.

HEIDEGGER, Martin. Being and time. Material, USA, 2010.

HEIDEGGER, Martin. Seminários de Zöllikon. Editora Vozes, Petrópolis/RJ, 2009.

SARTRE, Jean-Paul. O existencialismo é um humanismo. Editora Vozes, Petrópolis/ RJ, 2010.El ser y el tiempo. Fondo de Cultura Económica, Buenos Aires, 2014.

HEIDEGGER, Martin. Being and time. Material, USA, 2010.

HEIDEGGER, Martin. Seminários de Zöllikon. Editora Vozes, Petrópolis/RJ, 2009.

SARTRE, Jean-Paul. O existencialismo é um humanismo. Editora Vozes, Petrópolis/ RJ, 2010.

Downloads

Publicado

2016-06-30

Como Citar

Braga, J. O. (2016). Em busca de uma inesperada antropologia filosófica heideggeriana. Revista De Psicologia, 7(1), 129–138. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/3679

Edição

Seção

Artigos