Projeto pingo de luz: um relato de experiência com pacientes em cuidados paliativos.

  • Gustavo Alberto Pereira de Moura UFC
  • Iury C. P. Cavalcanti UFC
  • Sávio M. de Borba UFC
Palavras-chave: tanatologia, psico-oncologia, cuidados paliativos.

Resumo

O estudo e desenvolvimento de cuidados paliativos no Brasil, especialmente quando articulado com o sistema de saúde, ainda carece de muitos avanços, frequentemente estando ausente este serviço em grande parte do país. Nesse sentido, o Centro de Orientação Sobre a Morte e O Ser (COSMOS) desenvolve um trabalho de assistência em Cuidados Paliativos a pacientes com baixa expectativa de vida. O projeto Pingo de Luz é uma atividade na qual estudantes de psicologia acompanham semanalmente os pacientes atendidos pelo Serviço de Terapia da Dor e Cuidados Paliativos com o objetivo de auxiliar não somente a psicóloga responsável, como também toda equipe envolvida no tratamento. Os serviços oferecidos pelo referido Projeto se mostraram significativos na melhora do quadro em que o paciente estava quando se iniciaram os acompanhamentos, não somente na forma de lidar com o sofrimento psíquico, para além disso, uma melhora no aspecto fisiológico. Vale ressaltar também que esse prejuízo causado pela doença afeta o paciente e seu convívio. Portanto, o Projeto Pingo de Luz, com base nos estudos em tanatologia, acompanha o paciente e seus familiares a fim de trabalhar as demandas mais emergentes e atuar conjuntamente com a equipe de cuidados paliativos na identificação de informações relevantes para o tratamento.

Biografia do Autor

Gustavo Alberto Pereira de Moura, UFC
: possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1985), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1993) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará/Universidade de Frankfurt (2001). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Ceará. Coordenador do programa COSMOS: Centro de Orientação Sobre a Morte e o ser. Hoje atua com os seguintes temas: psicologia e espiritualidade, tanatologia e psicomotricidade relacional.
Publicado
2016-07-30
Como Citar
de Moura, G. A. P., Cavalcanti, I. C. P., & de Borba, S. M. (2016). Projeto pingo de luz: um relato de experiência com pacientes em cuidados paliativos. Revista De Psicologia, 7(1), 251-256. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/3942
Seção
Relatos de Experiência