O Sociodrama como método de captação das Representações Sociais / The Sociodrama as a method of capturing social representations

Autores

  • Amanda Castro Universidade do Extremo Sul Catarinense/ Viver Psicologia Psicodrama
  • Alexandra Sombrio Cardoso Viver Psicologia Psicodrama
  • Maiara Leandro Universidade federal de Santa Catarina e Viver Psicologia Psicodrama

DOI:

https://doi.org/10.36517/revpsiufc.11.1.2020.16

Resumo

As representações sociais se referem a um conjunto de conceitos, ideias e explicações sobre o mundo e o contexto em que se vive. Além disso, possui por função tornar familiar o que era desconhecido. Para captar as representações sociais pode se fazer o uso do sociodrama, pois este compreende que o sujeito atravessa e é atravessado por relações e ainda possibilita ferramentas para se trabalhar estas relações intergrupais. Deste modo, este artigo pretende, por meio de uma experiência sociodramática com 15 adolescentes de um projeto social refletir acerca da possibilidade de seu uso para a captação de representações sociais. Para isso, se fez uso da pesquisa ativa, tendo por modalidade o relato de experiência e abordagem qualitativa. As ferramentas utilizadas foram: dramatização, teatralização, fantasia guiada, vinhetas e jogos. A partir do sociodrama com esses adolescentes os processos de ancoragem e objetificação das representações foram evidenciados, sendo possível identificar as informações sobre os objetos; caracterizar as atitudes favoráveis ou desfavoráveis diante das cenas; além disso, por meio das esculturas, concretizações e dramatizações ficaram evidentes as imagens que constituem uma representação social e esta, por sua vez, pode contribuir na clarificação dos papéis conservados e ressignificação de cenas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Castro, Universidade do Extremo Sul Catarinense/ Viver Psicologia Psicodrama

Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina, área de concentração: Psicologia social e cultura, Linha de pesquisa: Representações e práticas sociais. Mestre em Psicologia- UFSC.. Psicodramatista formada pela escola Viver Psicologia Psicodrama. Especialista em Psicodrama pelo Centro Universitário Amparense - Unifia. Didata e Supervisora em Psicodrama. Especialista em Psicologia do desenvolvimento pela Universidade de Araraquara - UNIARA. Psicóloga formada pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Membro do LACCOS - Laboratório de Psicologia Social da Comunicação e Cognição. Membro do Nupac-ST - Núcleo de Promoção e Atenção Clínica a Saúde do Trabalhador. Atualmente é professora na Universidade do Extremo Sul Catarinense - Unesc e no curso de formação em Práticas de grupo e Especialização em Psicodrama na Escola Viver Psicologia: psicodrama. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social e processos grupais. Realiza pesquisas sob o enfoque da Teoria das representações sociais.

Alexandra Sombrio Cardoso, Viver Psicologia Psicodrama

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Psicologia pela UFSC (2019), Mestra pelo o Programa de pós-graduação em Engenharia e gestão do conhecimento pela UFSC (2017), Psicodramatista Didata/Supervisora nível psicoterápico pela Locus (nível 01) e Associação Paranaense de Psicodrama/FEBRAP (2017 e 2018, nível 02 e 03), Psicodramatista Didata/Supervisor nível socioeducacional pela Escola Viver Psicologia: Psicodrama/FEBRAP (Iniciada em 2017). Especialista em Gestão de Pessoas pela ULBRA (2014) e em Saúde da Família pela UFSC (2013). Possui aperfeiçoamento em Envelhecimento e saúde da pessoa idosa pela a FIOCRUZ (2012) e em Impactos da violência na saúde pela a FIOCRUZ (2011). Tem graduação em Psicologia pela UNISUL (2009). Ministra as disciplinas de Psicodrama, desenvolvimento humano (I e II) e estágio clínico em Psicodrama no curso de psicologia na Universidade Barriga Verde (FEBAVE). É ainda professora e coordenadora da Escola de Pós-graduação Viver psicologia: psicodrama. É integrante do laboratório de Psicologia Social e da Comunicação e Cognição. Tem experiência na área de Psicologia Social, representações sociais, ensino, psicodrama e grupos.

Maiara Leandro, Universidade federal de Santa Catarina e Viver Psicologia Psicodrama

Mestranda em Psicologia pelo Programa de Pós Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina, possui graduação em Psicologia pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2017). Atualmente faz especialização e formação em psicodrama na Escola Viver Psicologia- Psicodrama, possui experiencia em psicologia social do trabalho, atuando principalmente na área de psicologia social.

 

Referências

Bustos, D. M. (1992). Novos rumos em psicodrama. São Paulo: Atica.

Jodelet, D. (1989). Les representationes sociales. Paris: Press Universitaires de France.

Kellerman, P. F. (1998). Sociodrama. Revista Brasileira de Psicodrama, 6

(2), 51- 68.

Moscovici, S. (1981). On social representations. In J.P. Forgas (Ed.). Social Cognition - Perspectives on Everyday understanding. London: Academic Press.

Moscovici, S. (2012). A psicanálise, sua imagem e seu público. Petrópolis: Vozes. (original 1961).

Nery, M. D. P., Costa, L. F., & Conceição, M. I. G. (2006). O sociodrama como método de pesquisa qualitativa. Paidéia, 16 (35), 303-316

Nery, M. P. C. (2010). Grupos e Intervenção em Conflitos. São Paulo: Ágora.

Nery, M.P. C. (2012).Sociodrama. In: Nery, M. P. C.(Org.). Intervenções grupais: O psicodrama e seu método. São Paulo: Ágora.

Rojas-Bermúdez, Jaime G. (2016) Introdução ao Psicodrama. São Paulo: Ágora..

Vala, J. (2013). Representações sociais e psicologia social do conhecimento quotidiano. In: J. Vala, & M.B. Monteiro (Eds.), Psicologia Social (pp. 457-502) Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Valsiner, J. (2015). Hierarquias de signos: representação social no seu contexto dinâmico. In: Jesuíno, J. C.; Mendes, F. M. M.; Lopes, M. J. (Org.). As representações sociais nas sociedades em mudança. Petrópolis: Vozes.

Publicado

2020-01-01

Como Citar

Castro, A., Cardoso, A. S., & Leandro, M. (2020). O Sociodrama como método de captação das Representações Sociais / The Sociodrama as a method of capturing social representations. Revista De Psicologia, 11(1), 204–210. https://doi.org/10.36517/revpsiufc.11.1.2020.16

Edição

Seção

Relatos de Experiência