Expansão de cursos de psicologia no Ceará: formação docente a partir de pesquisa documental

  • Jesus Garcia Pascual Universidade Federal do Ceará
Palavras-chave: Ensino, psicologia, didática, formação.

Resumo

O relatório estuda a expansão de cursos de Psicologia no Ceará e os programas de disciplinas estudadas, tendo como objetivo desvelar
conhecimentos acerca das práticas docentes e propor ações que acrescentem qualidade à expansão. A pergunta axial que a pesquisa
tenta responder refere-se ao perfil dos currículos apresentados nos cursos, constantes nos planos das disciplinas obrigatórias entre o
segundo e o sexto semestre no que tange aos objetivos na formação profissional, à metodologia do ensino, à avaliação da aprendizagem.
A pesquisa constitui-se como documental, retirando da Análise de conteúdos os procedimentos metodológicos para inferir categorias
que ajudem a conhecer práticas no ensino da Psicologia. Os resultados encontrados na pesquisa foram analisados sob o prisma
da  Pedagogia  Crítica.  Constata-se  que  aparecem  programas  de  disciplinas  consultadas  muito  bem  elaborados.  Mas,  fica  patente  a
necessidade de estudo posterior ouvindo professores porque nem sempre o que está escrito nos programas corresponde à prática
docente. Propõe-se como desafio didático a revitalização dos programas de ensino de psicologia e superar sua cristalização no quod
scriptum, scriptum est, para acompanhar a dinamicidade das configurações societárias e das subjetividades contemporâneas.

Biografia do Autor

Jesus Garcia Pascual, Universidade Federal do Ceará
Professor aposentado do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará. Doutor em Educação pela Universidade Federal do
Ceará (2005). Possui graduação em Filosofia, Pedagogia, Psicologia. Especialização em Gestão Escolar e mestrado em Psicologia Clínica.
Publicado
2016-07-30
Como Citar
Pascual, J. G. (2016). Expansão de cursos de psicologia no Ceará: formação docente a partir de pesquisa documental. Revista De Psicologia, 7(1), 13-24. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/4391
Seção
Artigos