Dificuldades de aprendizagem e retardo mental: estudo de caso

Autores

  • Teresa Helena Schoen-Ferreira
  • Aline Hanazumi
  • Fernanda Senna Lobo
  • Heloisa Galbiatti Abreu
  • Isabela Olszanski Acrani
  • Márcia Regina Fumagalli Martelet

Palavras-chave:

problemas de aprendizagem, retardo mental, educação infantil

Resumo

O diagnóstico precoce é sempre um forte aliado na terapêutica de qualquer patologia, inclusive em casos de retardo mental. Assim, pode-se planejar uma intervenção mais adequada e efetiva, viabilizando a inserção social do indivíduo. O objetivo deste estudo é observar o quadro de Dificuldades de Aprendizagem como manifestação de Retardo Mental em dois irmãos gêmeos de 5 anos e 7 meses, cursando o Estágio II (série que antecede o Ensino Fundamental em dois anos) de uma escola de rede pública de ensino de São Paulo. Para a sua elaboração foram aplicados, nas crianças, testes do desenvolvimento em várias áreas e um teste de inteligência, e realizadas entrevistas dirigidas com sua mãe e suas professoras. Desta forma, dispusemos de informações acerca do desenvolvimento motor, psicológico e social dos gêmeos, as quais possibilitarão o acompanhamento dos quadros de maneira mais próxima do ideal.

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Biografia do Autor

Teresa Helena Schoen-Ferreira

Doutora em Ciências pela Unifest.

Aline Hanazumi

Fonoaudióloga.

Fernanda Senna Lobo

Fonoaudióloga.

Heloisa Galbiatti Abreu

Fonoaudióloga.

Isabela Olszanski Acrani

Fonoaudióloga.

Márcia Regina Fumagalli Martelet

Fonoaudióloga.

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Publicado

2010-06-01

Como Citar

Schoen-Ferreira, T. H., Hanazumi, A., Lobo, F. S., Abreu, H. G., Acrani, I. O., & Martelet, M. R. F. (2010). Dificuldades de aprendizagem e retardo mental: estudo de caso. Revista De Psicologia, 1(1), 33–42. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/45

Edição

Seção

Artigos