Contribuições da psicologia para a proposta construtivista de ensino-aprendizagem

  • Edson Francisco Andrade Universidade Federal de Pernambuco
Palavras-chave: Construtivismo, Sócio-Interacionismo, Interdisciplinaridade, Protagonismo discente.

Resumo

O artigo analisa as concepções particulares, defendidas tanto por profissionais da educação (em suas posições individuais) como por instituições de ensino, no entorno da proposta construtivista de ensino-aprendizagem. Em confronto com as acepções tomadas particularmente sobre o tema, apresenta-se elementos substanciais, retirados do cerne das obras de Lev Vygotsky e Jean Piaget, com o propósito de colocar em evidência o sentido e o significado da relação sujeito/meio ambiente no processo de construção do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edson Francisco Andrade, Universidade Federal de Pernambuco
Pedagogo, mestrando em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco.
Publicado
2010-06-01
Como Citar
Andrade, E. F. (2010). Contribuições da psicologia para a proposta construtivista de ensino-aprendizagem. Revista De Psicologia, 1(1), 131-142. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/53
Seção
Artigos