Diagnósticos e memórias: estudo de caso de uma vida marcada pelo crime e pela loucura / Diagnostics and memories: a case study of a life characterized by crime and madness

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/revpsiufc.13.1.2022.12

Palavras-chave:

Crime; loucura; memória; institucionalização; diagnósticos

Resumo

Este artigo visa a discutir a categoria loucocriminoso à luz dos rastros de passagem de uma interna no extinto Hospital de Custódia e Tratamento Heitor Carrilho (HCTPHH) por mais de três décadas, denominada aqui de Maria dos Anjos, considerando: a. a conjugação dos dois enigmas da condição humana no crime e loucura, arregimentados nesse termo; b. as consequências deletérias de um dos inúmeros diagnósticos atribuídos a ela, mais especificamente, a psicopatia; c. as sequelas subjetivas resultantes da longa internação/institucionalização bem como os rastros de vida e as práticas de resistência esboçadas pela interna em sua trajetória institucional. Os corpora desta pesquisa são constituídos pelo prontuário da paciente, notas de campo realizadas dentro e fora da instituição e pelas transcrições de entrevistas de pesquisa realizadas com a paciente. A análise evidenciou uma história de vida sinuosa marcada por uma travessia por diferentes instituições custodiais e de tratamento e por sutilezas que sugerem que as estratégias de intervenção adotadas não produziram os efeitos esperados: a condição delirante foi mantida. Ainda, aponta-se a incerteza quanto ao lugar onde a internada deveria ficar: prisão ou hospital de custódia e tratamento psiquiátrico.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diana de Souza Pinto, Professora do Programa de Pós-Graduação em Memória Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Psiquiatria, Psicanálise e Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é professora associada IV da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), atuando como pesquisadora e docente no Programa em Pós-Graduação em Memória Social. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso sob a perspectiva sócio-interacionista, atuando, principalmente, nos seguintes temas: memória social, saúde mental, estudo das narrativas e práticas comunicativas institucionais.

Referências

Abdala-Filho, E.; Chalub, M. & Borba Teles. L. (Orgs). (2016). Psiquiatria Forense de Taborda. Porto Alegre: Artmed.
Barbosa, N. H. (2016). O mito da periculosidade e as medidas de segurança. In: Venturini, E.; Mattos, V. & Oliveira, R. T. (Orgs.). Louco infrator e o estigma da periculosidade. Brasília: Conselho Federal de Psicologia.
Barros-Brisset, F. O. (2010). Por uma política de atenção integral ao louco infrator. Belo Horizonte: Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais.
Bert, J-F. (2009). Témoignages: mémoires de l’asile (1974). In: Artières, P. & Laé, J-F. (Orgs.). L’asile aux fous: un lieux d’oubli. Paris: Presses Universitaires de Vincennes.
Brasil (1903). Decreto no 1.132, de 22 de dezembro de 1903. Diário Oficial da União, Seção 1, p. 2853.
Brasil (2001). Lei no 10.216, de 6 de abril de 2001. Dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental. Brasília, DF.
Carrara, S. (1998). Crime e loucura. Rio de Janeiro: Eduerj.
Carrara, S. (2010). A história esquecida: os manicômios judiciários no Brasil. Rev. Bras. Crescimento Desenvolvimento Hum. 20, (1).
Cunha, C. C. & Boarini, M. L. (2016). A medicina como o voto de Minerva: o louco infrator. Psicologia & Sociedade. v. 28, (3).
Kummer, L. O. (2010). A psiquiatria forense e o Manicômio Judiciário do Rio Grande do Sul: 1925-1941. Tese de Doutorado, PPGH, UFRGS.
Lobo, L. F. (2015). Os infames da história. Rio de Janeiro: Lamparina.
Lop, R. A. M. (2019). Psicopatia e imputabilidade penal. Rio de Janeiro: Lumen Juris.
Marins, N. D. (2013). Psicopatologia forense e direito: teoria e aspectos práticos. Curitiba: Juruá.
Mattos, V. (2011). Direito de quê? Notas sobre a ilegalidade da aplicação da medida de segurança. Psicologia em interface com a justiça e os direitos humanos. Conselho Federal de Psicologia. Brasília.
Miller, J-A. & Milner, J-C. (2006). Você quer mesmo ser avaliado? São Paulo: Manole.
Ministério Público Federal. (2011). Parecer sobre medidas de segurança e hospitais de custodia e tratamento psiquiátrico sob a perspectiva da lei n. 10.216/2001. Brasília, DF.
Monteiro, R. P. & Araújo, J. N. G. (2018). Manicômio judiciário e agentes penitenciários: entre reprimir e cuidar. Psicologia: Ciência e Profissão. v. 38, (2).
Musse, L. B. (2008). Novos sujeitos de direito. Rio de Janeiro: Elsevier.
Neri, R. (2009). Enfraquecimento da lei ou aumento do poder punitivo? In: S. Tedesco e M. L. Nascimento (Orgs.). Ética e subjetividade. Porto Alegre: Sulina.
Oliveira, R. T. & Rodrigues, W. (2016). A política, o social e a clínica enquanto saídas para a desconstrução dos manicômios e do mito da periculosidade. In: Venturini, E.; Mattos, V. & Oliveira, R. T. (Orgs.). Louco infrator e o estigma da periculosidade. Brasília: Conselho Federal de Psicologia.
Miller, J-A. & Milner, J-C. (2006). Você quer mesmo ser avaliado? São Paulo: Manole.
Monteiro, R. P. & Araújo, J. N. G. (2018). Manicômio judiciário e agentes penitenciários: entre reprimir e cuidar. Psicologia: Ciência e Profissão. v. 38, (2).

Publicado

2022-01-01

Como Citar

Ramos de Farias, F., & Pinto, D. de S. (2022). Diagnósticos e memórias: estudo de caso de uma vida marcada pelo crime e pela loucura / Diagnostics and memories: a case study of a life characterized by crime and madness. Revista De Psicologia, 13(1), 154–168. https://doi.org/10.36517/revpsiufc.13.1.2022.12