Possibilidade de amar menino e menina: um estudo sob a ótica de crianças

Autores

  • Ariadne Dettmann Alves Universidade Federal do Espírito Santo
  • Heloisa Moulin de Alencar Universidade Federal do Espírito Santo
  • Antonio Carlos Ortega Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

desenvolvimento moral, juízo moral, virtudes, amor.

Resumo

Investigamos, neste artigo, os juízos de escolares quanto à possibilidade de amar uma criança do sexo oposto e do mesmo sexo. Entrevistamos, individualmente, 40 crianças (6 e 9 anos), igualmente divididas quanto ao sexo, alunas de uma escola particular, utilizando o método clínico. Verificamos que 85% dos participantes consideraram a possibilidade de amar uma criança do sexo oposto, justificando-a, principalmente, pela ‘observação de experiência vivenciada’ e pela ‘característica positiva da pessoa amada’, sendo que esta última aumentou com a idade. No entanto, 65% consideraram ser possível amar uma criança do mesmo sexo, baseando seus argumentos no ‘relacionamento de amizade’ e na ‘consequência positiva para si próprio’, sendo que ambos aumentaram com a idade. Ressaltamos que este tema, apesar de muito relevante, é pouco estudado na área da psicologia da moralidade. Sendo assim, são necessárias novas pesquisas e discussões sobre o tema, a fim de propiciar novas propostas de educação em valores morais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ariadne Dettmann Alves, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFES.

Heloisa Moulin de Alencar, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora Doutora do Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFES.

Antonio Carlos Ortega, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor Doutor Colaborador e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFES.

Downloads

Como Citar

Alves, A. D., Moulin de Alencar, H., & Ortega, A. C. (2013). Possibilidade de amar menino e menina: um estudo sob a ótica de crianças. Revista De Psicologia, 4(1), 26–37. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/788

Edição

Seção

Artigos