Jogos virtuais: constituindo a dualidade de gênero a partir de estereótipos femininos
Palavras-chave:
gênero, estereótipo, jogos virtuais, feminino, socialização.Resumo
Este artigo analisa, por meio da análise de jogos virtuais disponíveis em um sítio da internet a reprodução de estereótipos de gênero. A pesquisa realizou análise de conteúdo de 348 jogos online criados especialmente para o “sexo feminino”. Com o intuito de problematizar os estereótipos reproduzidos pelos jogos, o trabalho discute o conceito de gênero com a finalidade de criticar a naturalização de certas características como naturalmente femininas. Para tanto, utiliza-se de conceitos da psicologia que demonstram o caráter social do processo de individualização. Assim, os conceitos de estereótipo, socialização e brincar/jogar servem como instrumentos teóricos que desvelam como os papeis femininos ou masculinos são construídos em uma complexa relação entre indivíduo-sociedade. A análise dos jogos destaca como uma forma de lazer que se apresenta como neutra, acaba por contribuir na constituição de uma subjetividade que reproduz claramente estereótipos clássicos e injustos sobre o “ser menina”. Desse modo, pode-se afirmar que os jogos virtuais podem representar a entrada de “novas tecnologias”, mas que repetem velhas divisões sexuaisDownloads
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Como Citar
Machado, L. de A., & Lacerda Jr, F. (2013). Jogos virtuais: constituindo a dualidade de gênero a partir de estereótipos femininos. Revista De Psicologia, 4(1), 97–111. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/794
Edição
Seção
Artigos