Educação brasileira: a complexidade e a polissemia de seus destinos contemporâneos

Autores

  • Carlos Augusto Viana Universidade Estadual do Ceará
  • José Rogério Santana Universidade Federal do Ceará / Professor Associado

Palavras-chave:

Resenha, Educação Brasileira, Rumos e Prumos

Resumo

Os estudos contemporâneos sobre a Educação Brasileira demonstram o quanto se tornou factível a interpenetração de múltiplos campos do saber como um recurso cada vez mais necessário para dar conta da complexidade com que se constitui o estudo de seu objeto. E isto é motivado pelos próprios caminhos da Educação, tendo em vista todos os progressos teóricos e metodológicos que obteve na modernidade e em nossos dias. Devido a estes, não mais pode ser entendida a não ser como um processo dialético que tanto deve levar em conta as bases histórico-sociais e materiais de suas condições, mas também não pode esquecer as dimensões singulares que perpassam a constituição do sujeito do pro- cesso de aprendizagem. Subjetividade esta que tanto se refere à formação das atividades conscientes envolvidas na apreensão do real em jogo no referido processo - incluindo-se aí as formações ideológicas - , como também a que nos remete ao trabalho do inconsciente.A coletânea “ Educação Brasileira: rumos e prumos” é um exemplo vivo desse estado da produção do conhecimento acer- ca da realidade educacional do nosso país no momento atual, tal é a diversidade de temas e de disciplinas das mais diversas como de práticas culturais e, mesmo leigas, que nos informam sobre a pertinência das - lidade de procurar delimitar o que vem a ser tarefa de todos: os referidos rumos e os prumos de nossa Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Augusto Viana, Universidade Estadual do Ceará

Professor da Universidade Estadual do Ceará. Doutorando em Educação pela FACED/UFC. Membro da Academia Cearense de Letras e da Academia Cearense de Língua Portuguesa.

José Rogério Santana, Universidade Federal do Ceará / Professor Associado

Doutor em Educação pela UFC. Pesquisador em Educação Matemática assistida por Computador. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação com linha de pesquisa no NHIME – Núcleo de História e Memória em Educação pela FACED/ UFC.

Downloads

Como Citar

Viana, C. A., & Santana, J. R. (2014). Educação brasileira: a complexidade e a polissemia de seus destinos contemporâneos. Revista De Psicologia, 5(1), 139–141. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/981

Edição

Seção

Resenha