Diversidade sexual e educação emancipadora

Autores

  • Sidney Nilton Oliveira UFPR
  • Giani Apª Gaiguer Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

Psicanálise, Direitos Humanos, Diversidade Sexual, Políticas Públicas, Educação Emancipadora.

Resumo

O presente artigo articula a cultura de Paz com a inclusão sócio-política do sujeito homoafetivo, aborda a discriminação como forma de violência e evolui para um escopo que contextualiza a diversidade sexual humana no cenário das políticas públicas no país. Apresenta acultura de Emancipação como uma alternativa de construção de uma realidade social menos opressora e mais democrática, mais aberta ao acolhimento da diversidade humana, pautada na não-violência e na respectiva moção para uma Emancipação ativa com raízes fundamentadas nos direitos humanos. Uma explanação mais aprofundada sobre a violência e discriminação não se constitui objeto do presente trabalho, pois extrapolaria seus limites, contudo, pela forma em que o conteúdo é apresentado tem-se a expectativa de se despertarem reflexões críticas relevantes a respeito – possibilita-se, porém que outras informações possam ser buscadas em literaturas especializadas dentre elas as que encontram-se referidas nas notas de rodapé e ao final do trabalho, entre outras. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sidney Nilton Oliveira, UFPR

Pós-Doutor em Economia da Educação (USP), Doutor em Psicologia Social (USP); Coordenador do curso de Psicologia da UFPR. Coordenador do Laboratório de Estudos Freudo-marxistas da UFPR. Membro do Núcleo de Estudos em Psicologia Política da UFC.

Giani Apª Gaiguer, Universidade Estadual de Londrina

Mestra em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná - (UFPR); Psicóloga pela Universidade Estadual de Londrina – PR. (UEL).

Downloads

Como Citar

Oliveira, S. N., & Gaiguer, G. A. (2014). Diversidade sexual e educação emancipadora. Revista De Psicologia, 5(1), 121–131. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/983

Edição

Seção

Ensaios