Satisfação no trabalho entre profissionais do transporte rodoviário: estudo comparativo entre autônomos e empregados

Autores

  • Elder Cerqueira-Santo Universidade Federal de Sergipe
  • Mariana Valadares Macêdo Santana Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Satisfação, Trabalho, Caminhoneiro.

Resumo

O objetivo do presente estudo foi analisar a satisfação com o trabalho de profissionais motoristas de caminhão autônomos e funcionários de empresas transportadoras. Entende-se que a satisfação com o trabalho é elemento essencial para a melhoria da qualidade de vida de profissionais que passam boa parte do tempo fora de casa e em condições singulares. Foram entrevistados 342 motoristas de diversos Estados do Brasil, com média de idade de 44 anos (DP 10,88), e mais da metade somente com ensino fundamental. Os resultados apontam uma forte influência da oferta de carga e do vinculo empregatício com empresas para a melhor satisfação. Os motoristas relatam grande insatisfação com o trabalho, o que inclui condições básicas (saúde e segurança) e questões de marcado (oferta de cargas, tempo de espera em filas). O entendimento sobre a satisfação e melhores condições dadas pelas empresas são fundamentais para saúde e bem-estar destes profissionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elder Cerqueira-Santo, Universidade Federal de Sergipe

Professor na Universidade Federal de Sergipe. Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da UFS. Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (Diretoria)

Mariana Valadares Macêdo Santana, Universidade Federal de Sergipe

Psicóloga Graduada pela UFS. Universidade Federal de Sergipe

Downloads

Como Citar

Cerqueira-Santo, E., & Santana, M. V. M. (2014). Satisfação no trabalho entre profissionais do transporte rodoviário: estudo comparativo entre autônomos e empregados. Revista De Psicologia, 5(1), 109–120. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/984

Edição

Seção

Artigos