Estrutura e psicanálise

Autores

  • Glória Salada UVA
  • Maria Helena Martinho UVA

Palavras-chave:

Psicanálise, estrutura, sujeito, linguagem, real.

Resumo

Este artigoa borda a noção de estrutura em psicanálise, enfatizando sua presença e importância nas formulações freudianas e lacanianas. Aponta a utilização do termo estrutura em alguns textos freudianos, demonstrando que esta noção já estava presente emsua obra.  O retorno a Freud efetuado por Lacan é revisto a partir da relação de Lacan com alguns estruturalistas. O texto aponta o esforçode Lacan para reconduzir a experiência psicanalítica à fala eà linguagem, a partir dos ensinamentos estruturalistas e da sua subversão. São apresentadas duas rupturas que marcam o afastamentode Lacan domovimentoestruturalista: o conceito de sujeito e o conceito de real. Evidencia-se que a noção de estrutura em Lacan é  extraída do estruturalismo, mas ao mesmo tempo dele se dissocia porque a estrutura dos estruturalistas é coerente, completa, ao passo que a estrutura lacaniana é antinômica e descompletada, incluindo em seu campo uma impossibilidade: nem tudo será explicável.  Marca-se uma distinção entre um estruturalismo baseado na completação e o ensino de Lacan que se assenta na incompletação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glória Salada, UVA

Doutora e Mestre pela UFRJ. Coordenadora do Curso de Doutorado em Psicanálise, Saúde e Sociedade / UVA. Professora dos Cursos de Doutorado e Mestrado da UVA. Coordenadora do Curso de Especialização em Psicanálise da UVA. Supervisora Clínica do SPA/UVA. Professora e Supervisora Clínica do Curso de Especialização em Psicologia Clínica da PUC – Rio.  Psicanalista membro do Colegiado de Formações Clínicas do Campo Lacaniano – Rio de Janeiro.

Maria Helena Martinho, UVA

Doutora e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psicanálise do IP/UERJ. Professora dos Cursos de Doutorado e Mestrado da UVA. Professora e supervisora clínica do Curso de Especialização em Psicanálise da UVA. Coordenadora e Supervisora Clínica do SPA/UVA. Professora e Supervisora Clínica do Curso de Especialização em Psicologia Clínica da PUC – Rio. Psicanalista membro da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano – Brasil. Psicanalista membro do Colegiado de Formações Clínicas do Campo Lacaniano – Rio de Janeiro.

Downloads

Como Citar

Salada, G., & Martinho, M. H. (2014). Estrutura e psicanálise. Revista De Psicologia, 5(1), 72–81. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/997

Edição

Seção

Artigos