A transição do ensino médio para a universidade: um estudo qualitativo sobre os fatores que influenciam este processo e suas possíveis consequências comportamentais

Autores

  • Ana Paula Moreno Pinho Superintendência de Avaliação e Desenvolvimento Institucional / Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia _Programa de Pós doutorado (PPGPsi/UFBA). Pesquisadora
  • Laís Carvalho Dourado Carvalho Dourado Universidade Federal da Bahia
  • Rebeca Martins Aurélio Universidade Federal da Bahia / CRAS.
  • Antonio Virgílio Bittencourt Bastos Instituto de Psicologia - UFBA / Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Palavras-chave:

Transição acadêmica, ensino médio, vida universitária, mudanças comportamentais, fatores de evasão.

Resumo

A entrada na Universidade para muitos jovens é marcada por uma fase de transição caracterizada por diversas mudanças que interferem em seu desenvolvimento psicossocial, além do profissional. O presente trabalho teve como objetivo a análise dos fatores que influenciaram na adaptação do aluno, egresso do ensino médio, à vida universitária, bem como a identificação das mudanças comportamentais ocorridas em função desse processo de transição acadêmica. O estudo foi realizado através de entrevistas semi-estrutadas com 8 estudantes pertencentes a diferentes cursos. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo e categorizados em dois segmentos: Fatores que Influenciaram na Adaptação e Mudanças Comportamentais. Os resultados indicaram o destaque de sete categorias para o primeiro bloco – Infraestrutura; Informação sobre a Universidade e o curso; Fatores Externo à Universidade; Aspectos Organizacionais; Material de Estudo; Vínculos e Professores – e quatro categorias para o segundo bloco - Aspectos pessoais; Organização pessoal para o estudo; Tempo e Sintomas. O estudo contribui para pontuar as dificuldades encontradas pelos alunos ingressantes no contexto da universidade e proporcionou melhor compreensão sobre a transição acadêmica.

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Biografia do Autor

Ana Paula Moreno Pinho, Superintendência de Avaliação e Desenvolvimento Institucional / Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia _Programa de Pós doutorado (PPGPsi/UFBA). Pesquisadora

Doutora em Administração, UFBA, 2009. Pesquisadora da Superintendência de Avaliação e Desenvolvimento Institucional e do Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia através do Programa de Pós doutorado (PPGPsi/UFBA).

Laís Carvalho Dourado Carvalho Dourado, Universidade Federal da Bahia

Psicóloga formada pela Universidade Federal da Bahia, 2014.

Rebeca Martins Aurélio, Universidade Federal da Bahia / CRAS.

Psicóloga formada pela Universidade Federal da Bahia, 2013. CRAS.

Antonio Virgílio Bittencourt Bastos, Instituto de Psicologia - UFBA / Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Doutor em Psicologia, UnB, 1994. Professor Titular do Instituto de Psicologia - UFBA. Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia - PPGPsi/UFBA

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Publicado

2015-07-21

Como Citar

Pinho, A. P. M., Dourado, L. C. D. C., Aurélio, R. M., & Bastos, A. V. B. (2015). A transição do ensino médio para a universidade: um estudo qualitativo sobre os fatores que influenciam este processo e suas possíveis consequências comportamentais. Revista De Psicologia, 6(1), 33–47. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/1691

Edição

Seção

Artigos