Concepções sobre a Memória: pesquisa com crianças da educação infantil // Conceptions about Memory: research with early childhood education children

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/10.36517/revpsiufc.13.2.2022.7

Palavras-chave:

Memória mediada; educação infantil; teoria histórico-cultural

Resumo

Apresentam-se resultados de pesquisa-intervenção e exploratória sobre a “memória mediada” (segundo a Teoria Histórico-cultural) com os objetivos de analisar (i)concepções de crianças sobre a memória e (ii)possíveis efeitos do uso de instrumento de mediação no contexto educacional. Foi realizada com 34 crianças de dois grupos de Educação Infantil, de 4 a 5 anos, e em duas etapas. Iniciou-se com o Agrupamento III-A com atividades remotas, disponibilizando-se, semanalmente, instrumento semiótico para mediação da memória. Após essa etapa, foram feitas entrevistas individuais com 14 crianças do Agrupamento III-A e Agrupamento III-B, com 10 perguntas de dois tipos: conceituais/genéricas e referentes a situações-problema, vividas por personagens fictícios. Após transcrição, as respostas das entrevistas foram categorizadas e analisadas, permitindo  identificar (i)dificuldades das crianças para lidarem com perguntas mais genéricas/conceituais e um modo mais elaborado para lidarem com situações-problema; (ii)apenas crianças que participaram da etapa 1 sugerem o uso de instrumentos mediadores (calendário e lista); (iii)indícios de efeitos da pesquisa sobre modos de as crianças pensarem sobre a memória. Espera-se que o trabalho sirva de inspiração para outras pesquisas, sobretudo feitas em períodos de normalidade da vida escolar, com as quais seja possível avançar nos conhecimentos produzidos.

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Biografia do Autor

Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da Rocha, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutora e Mestre em Educação pela Unicamp. Professora pemanente do Programa de P´ós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Formação e Trabalho Docente.

Mônica de Rosa da Silva, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Graduanda em Psicologia. Bolsista FAPESP de Iniciação Científica

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Publicado

2022-06-30

Como Citar

Rocha, M. S. P. de M. L. da, & Silva, M. de R. da . (2022). Concepções sobre a Memória: pesquisa com crianças da educação infantil // Conceptions about Memory: research with early childhood education children. Revista De Psicologia, 13(2), 91–105. https://doi.org/10.36517/10.36517/revpsiufc.13.2.2022.7

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa