Efeitos da pandemia: percepção de estresse e apoio em famílias com filhos com desenvolvimento atípico // Pandemic’ effects: perception of stress and support in families with children with atypical development

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/revpsiufc.14.2023.e023007

Palavras-chave:

COVID-19, Desenvolvimento atípico, Estresse parental, Suporte social

Resumo

A pandemia da COVID-19 exigiu medidas de proteção que repercutiram no modo de vida das famílias. Os impactos podem ter sido mais intensos em famílias com crianças com deficiência ou transtorno global do desenvolvimento (TGD) que necessitam de cuidados e estímulos específicos. O objetivo deste estudo foi analisar o impacto do isolamento social na percepção de estresse, estresse parental e apoio social percebido por mães e pais de crianças com deficiência/TGD. Trata-se de um estudo transversal com 37 participantes, em duas fases independentes de coleta de dados (F1; F2). Utilizou-se instrumentos autoaplicáveis disponibilizados em um Formulário Google: Questionário Sociodemográfico; Questionário sobre percepção da influência do isolamento social na dinâmica familiar; Escala de Estresse Percebido; Escala de Estresse Parental e Escala de Apoio Social. Observou-se que a percepção de estresse em F2 foi significativamente maior que em F1 e em famílias com mais de um filho (p<0,05). A maioria das participantes referiu ter apoio familiar, profissional e institucional. Conclui-se que a sobrecarga com os cuidados dos filhos em pandemia possa ter favorecido elevada percepção de estresse entre as mães ao longo do tempo. Porém, apesar das dificuldades, o apoio social positivo parece ter favorecido a adaptação das famílias.

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Biografia do Autor

Beatriz Soares de Oliveira Souza , Universidade Vale do Rio Doce

Graduada em Psicologia pela Universidade Vale do Rio Doce.

Bruna Rocha de Almeida, Universidade Vale do Rio Doce

Doutora em Psicologia. Professora do curso de Psicologia da Universidade Vale do Rio Doce.

Karen Mendes Graner, Universidade Vale do Rio Doce

Doutora em Saúde Coletiva. Professora do curso de Psicologia da Universidade Vale do Rio Doce.

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Publicado

2023-03-01

Como Citar

Soares de Oliveira Souza , B. ., Rocha de Almeida, B., & Mendes Graner, K. . (2023). Efeitos da pandemia: percepção de estresse e apoio em famílias com filhos com desenvolvimento atípico // Pandemic’ effects: perception of stress and support in families with children with atypical development. Revista De Psicologia, 14, e023007. https://doi.org/10.36517/revpsiufc.14.2023.e023007