Apreensão das zonas de sentido da atividade de trabalho da diarista

Autores

  • Kamilla Sthefany Andrade de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Programa de Pós Graduação em Psicologia
  • Pedro Fernando Bendassolli Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
  • Tatiana de Lucena Torres Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Trabalhadoras domésticas, diaristas, processos de significação, teoria da atividade.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o processo de significação da atividade de trabalho de diaristas. Doze entrevistas semiestruturadas foram realizadas e suas narrativas foram sistematizadas pela técnica de núcleos de significação. Os resultados indicam a organização de tais narrativas em seis núcleos, cujos conteúdos se articulam. Eles compreendem aspectos relacionados: (1) à história de vida das diaristas, em particular a escolha dessa atividade; (2) aos relacionamentos no contexto de trabalho, revelando zonas de sentido que dizem respeito à instabilidade e ambivalências, em especial com seus pares e tomadores de serviço; (3) à dimensão da autonomia e liberdade nessa ocupação; (4) ao objetivo e as fontes de sentido da atividade (seu porquê); (5) à precariedade e incerteza, refletindo as marcas do trabalho informal; (6) às dificuldades na realização da atividade, bem como o processo de criação e utilização de estratégias de enfrentamento ou de instrumentos e ferramentas necessárias para execução do trabalho. As diaristas compartilham uma história de trabalho infantil, demarcada por uma rotina de trabalho intenso, um labor diversificado, precário e instável, que proporciona sua sobrevivência e o enfrentamento de situações cotidianas que lhes exigem criatividade, flexibilidade e adaptação.

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Biografia do Autor

Kamilla Sthefany Andrade de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Programa de Pós Graduação em Psicologia

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Pedro Fernando Bendassolli, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Professor Doutor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil

Tatiana de Lucena Torres, Universidade Federal da Paraíba

Professora Doutora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal da Paraíba

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Publicado

2018-07-01

Como Citar

de Oliveira, K. S. A., Bendassolli, P. F., & Torres, T. de L. (2018). Apreensão das zonas de sentido da atividade de trabalho da diarista. Revista De Psicologia, 9(2), 127–136. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/11891

Edição

Seção

Artigos