#Você: uma revisão de literatura sobre selfies e personalidade / #You: a literature review on selfies and personality

Autores

Resumo

As selfies são fotos tiradas sozinho ou com outros e compartilhadas nas redes sociais, e atualmente superaram a função de apenas ser um registro de momentos e passaram a ser uma forma de comunicação. Considerando essa importância na cultura atual, o objetivo deste estudo foi compreender as relações entre selfies e personalidade, através de uma revisão de literatura. Foram considerados estudos em inglês e português publicados nos últimos 10 anos nas bases de dados ScienceDirect, Scielo, Pepsic, Lilacs e BVS, sendo localizados a partir dos critérios estabelecidos um total de 7 artigos (todos em inglês). Os resultados indicaram uma constante associação positiva entre o narcisismo e diversos comportamentos individuais de postagem de selfies, enquanto os cinco grandes fatores de personalidade pareceram estar mais relacionados a comportamentos sociais nessa atividade. A partir do que é observado, demonstra-se a importância de desenvolver pesquisas acerca do tema no contexto brasileiro.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabella Silva Santos, Universidade Federal da Paraíba

Estudante de graduação de Psicologia, afiliada ao Laboratório de Psicologia da Mídia.

Carlos Eduardo Pimentel, Universidade Federal da Paraíba

Possui Doutorado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (PSTO) pela Universidade de Brasília (UnB, 2012), Mestrado em Psicologia (Psicologia Social, UFPB, 2004), Formação em Psicologia (UFPB, 2005) e Licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB, 2001). Tem experiência em Psicologia, com ênfase em Processos Grupais e de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: letras de músicas, preferência musical, atitudes, validade de medidas psicológicas, comportamentos antissociais e pró-sociais. Atualmente é Professor Adjunto III do Departamento de Psicologia e da Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade Federal da Paraíba. Tem contribuído como revisor de revistas internacionais como Personality and Individual Differences, SAGE Open, Interamerican Journal of Psychology e Substance Use & Misuse e nacionais como Estudos de Psicologia (Campinas), Psicologia: Reflexão & Crítica, Psicologia: Teoria & Pesquisa e Jornal Brasileiro de Psiquiatria. Publicou 56 artigos científicos em revistas indexadas e 2 artigos em revistas de divulgação científica, sendo a maioria de psicologia. Organizou 3 livros de psicologia social e publicou 9 capítulos. Concedeu entrevistas para a TV, rádio e jornal impresso. (Texto informado pelo autor)

 

Tailson Evangelista Mariano, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando e Mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba e Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Piauí. Atualmente integra o Laboratório de Psicologia da Mídia (LPM), coordenado pelo Professor Dr. Carlos Eduardo Pimentel. Alguns interesses em pesquisas são: efeitos cognitivos e sociais de jogos virtuais, valores humanos, psicometria e avaliação psicológica.

 

Referências

Annisette, L., & Lafreniere, K. (2017). Social media, texting, and personality: A test of the

shallowing hypothesis. Personality and Individual Differences, 115, 154-158. doi:

https://doi.org/10.1016/j.paid.2016.02.043.

Campbell, W. K., Brunell, A. B., & Finkel, E. J. (2006). Narcissism, interpersonal

self-regulation, and romantic relationships: An agency model approach. In: Self and

Relationships: Connecting Intrapersonal and Interpersonal Processes, 57-83.

Choi, T., Sung, Y., Lee, J., & Choi, S. (2017). Get behind my selfies: The Big Five traits and

social networking behaviors through selfies. Personality and Individual Differences,

, 98-101. doi: https://doi.org/10.1016/j.paid.2016.12.057.

Cohen, D. (2016). Selfies, narcissism and social media (Infográfico). Retrieved from:

http://www.adweek.com/digital/rawhide-selfies-infographic/.

Dihr, A., Pallesen, S., Torsheim, T., & Andreassen, C. (2016). Do age and gender-related

differences exist in selfie-related behaviours? Computers in Human Behavior, 63,

–555. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.chb.2016.05.053.

Foster, J. D., & Trimm, R. F. (2008). On being eager and uninhibited: Narcissism and

approach-avoidance motivation. Personality and Social Psychology Bulletin, 34,

-1017. doi: 10.1177/0146167208316688.

Fox, J., & Rooney, M. (2015). The Dark Triad and trait self-objectification as predictors of

men’s use and self-presentation behaviors on social networking sites. Personality and

Individual Differences, 76, 161-165. doi: https://doi.org/10.1016/j.paid.2014.12.017.

Gerson, J., Plagnol, A., & Corr, P. (2016). Subjective well-being and social media use: Do

personality traits moderate the impact of social comparison on Facebook? Computers

in Human Behavior, 63, 813-822. doi: https://doi.org/10.1016/j.chb.2016.06.023.

Goldberg, L. R. (1990). An alternative "description of personality": The Big-Five factor

structure. Journal of Personality and Social Psychology, 59, 1216-1229. doi:

http://dx.doi.org/10.1037//0022-3514.59.6.1216

Guo, M., Liu, R., Ding, Y., Hu, B., Zhen, R., Liu, Y., & Jiang, R. (2018). How are

extraversion, exhibitionism, and gender associated with posting selfies on WeChat

friends' circle in Chinese teenagers? Personality and Individual Differences, 127,

-116. doi: https://doi.org/10.1016/j.paid.2018.01.042.

Hines, N. (2016). Selfie trend put into perspective: The total number of selfie-related

deaths since 2014 (Retrieved from) http://all-that-is-interesting.com/selfie-deaths

Hughes, D. J., Rowe, M., Batey, M., & Lee, A. (2012). A tale of two sites: Twitter vs.

Facebook and the personality predictors of social media usage. Computers in Human

Behavior, 28, 561–569. doi: https://doi.org/10.1016/j.chb.2011.11.001

Kim, J., & Chock, T. (2017). Personality traits and psychological motivations predicting selfie

posting behaviors on social networking sites. Telematics and Informatics, 34 (5),

-571. doi: https://doi.org/10.1016/j.tele.2016.11.006

March, E., & McBean, T. (2018). New evidence shows self-esteem moderates the relationship

between narcissism and selfies. Personality and Individual Differences, 130, 107-111.

doi: https://doi.org/10.1016/j.paid.2018.03.053.

McCain, J., Borg, Z., Rothenberg, A., Churillo, A., Weiler, P., & Campbell, W. (2016).

Personality and selfies: Narcissism and the Dark Triad. Computers in Human

Behavior, 64, 126-133. doi: https://doi.org/10.1016/j.chb.2016.06.050.

Paulhus, D. L, & Williams, K. M. (2002). The Dark Triad of personality: Narcissism,

Machiavellianism, and psychopathy. Journal of Research in Personality, 36, 556–563.

doi: https://doi.org/10.1016/S0092-6566(02)00505-6

Qiu, L., Lu, J., Yang, S., Qu, W., & Zhu, T. (2015). What does your selfie say about you?

Computers in Human Behavior, 52, 443–449. doi:

https://doi.org/10.1016/j.chb.2015.06.032

Sabiniewicz, A., Borkowska, B., Serafinska, K., & Sorokowski, P. (2017). Is love related to

selfies? Romantic selfie posting behavior and love levels among women and men.

Personality and Individual Differences, 111, 297-300. doi:

https://doi.org/10.1016/j.paid.2017.02.038.

Santos, F. (2016). As faces da selfie: Revelações da fotografia social. Revista Brasileira de

Ciências Sociais, 31 (92), 1-16. doi: 10.17666/319202/2016

Shin, Y., Kim, M., Im, C., & Chong, S. (2017). Selfie and self: The effect of selfies on

self-esteem and social sensitivity. Personality and Individual Differences, 111,

-145. doi: https://doi.org/10.1016/j.paid.2017.02.004.

Sorokowska, A., Oleszkiewicz, A., Frackowiak, T., Pisanski, K. Chmiel, A., & Sorokowski, P.(2016). Selfies and personality: Who posts self-portrait photographs? Personality and Individual Differences, 90, 119-123. doi:

https://doi.org/10.1016/j.paid.2015.10.037.

Sorokowski, P., Sorokowska, A., Oleszkiewicz, A., Frackowiak, T., Huk, A., & Pisanski, K.

(2015). Selfie posting behaviors are associated with narcissism among men.

Personality and Individual Differences, 85, 123-127. doi:

https://doi.org/10.1016/j.paid.2015.05.004

Sulaimanova, M., & Sulaimanov, R. (2017). Selfie as a method of perception of the

virtual environment. European Psychiatry, 41, 705. doi:

https://doi.org/10.1016/j.eurpsy.2017.01.1255

Stiglbauber, B., & Weber, S. (2018). A picture paints a thousand words: The influence of

taking selfies on place identification. Journal of Environmental Psychology, 58, 18-26.

doi: https://doi.org/10.1016/j.jenvp.2018.07.007

Sung, Y., Lee, J., Kim, E., & Choi, S. (2016). Why we post selfies: Understanding motivations for posting pictures of oneself. Personality and Individual Differences, 97, 260-265. doi: https://doi.org/10.1016/j.paid.2016.03.032.

Tsai, T., Chang, H., Chang, Y., & Chang, Y. (2017). Personality disclosure on social network

sites: An empirical examination of differences in Facebook usage behavior, profile

contents and privacy settings. Computers in Human Behavior, 76, 469-482. doi:

https://doi.org/10.1016/j.chb.2017.08.003.

Vaate, A., Veldhuis, J., Alleva, J., Konjin, E., & Hugten, C. (2018). Show your best self(ie):

An exploratory study on selfie-related motivations and behavior in emerging

adulthood. Telematics and Informatics, 35 (5), 1392-1407. doi:

https://doi.org/10.1016/j.tele.2018.03.010

Weiser, E. B. (2015). #Me: Narcissism and its facets as predictors of selfie-posting

frequency. Personality and Individual Differences, 86, 477–481. doi:

https://doi.org/10.1016/j.paid.2015.07.007

Whaite, E., Shensa, A., Sidani, J., Colditz, J., & Primack, B. (2018). Social media use,

personality characteristics, and social isolation among young adults in the United

States. Personality and Individual Differences, 124, 45-50. doi:

https://doi.org/10.1016/j.paid.2017.10.030

Publicado

2019-07-01

Como Citar

Santos, I. S., Pimentel, C. E., & Mariano, T. E. (2019). #Você: uma revisão de literatura sobre selfies e personalidade / #You: a literature review on selfies and personality. Revista De Psicologia, 10(2), 189–201. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/33535