Contribuições da psicologia para a proposta construtivista de ensino-aprendizagem

Autores/as

  • Edson Francisco Andrade Universidade Federal de Pernambuco

Palabras clave:

Construtivismo, Sócio-Interacionismo, Interdisciplinaridade, Protagonismo discente.

Resumen

O artigo analisa as concepções particulares, defendidas tanto por profissionais da educação (em suas posições individuais) como por instituições de ensino, no entorno da proposta construtivista de ensino-aprendizagem. Em confronto com as acepções tomadas particularmente sobre o tema, apresenta-se elementos substanciais, retirados do cerne das obras de Lev Vygotsky e Jean Piaget, com o propósito de colocar em evidência o sentido e o significado da relação sujeito/meio ambiente no processo de construção do conhecimento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Edson Francisco Andrade, Universidade Federal de Pernambuco

Pedagogo, mestrando em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco.

Publicado

2010-06-01

Cómo citar

Andrade, E. F. (2010). Contribuições da psicologia para a proposta construtivista de ensino-aprendizagem. Revista De Psicologia, 1(1), 131–142. Recuperado a partir de http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/53

Número

Sección

Artigos